Feira da saúde

XV Feira da Saúde promove ações e exames preventivos à comunidade educativa do Colégio Católica Brasília

Exame de bioimpedância, orientações de saúde bucal e vacinação contra a gripe foram algumas das atividades destaques do evento

O Colégio Católica Brasília promoveu, na manhã de hoje (24), a XV Feira de Saúde. A ação, em parceria com os cursos de saúde da Universidade Católica de Brasília (UCB), teve como objetivo oferecer à comunidade educativa ações, como a realização de exames de saúde e esclarecimentos sobre diversos assuntos. Familiares, estudantes e educadores participaram da programação de bem-estar, que teve como objetivo alertar para os cuidados com o corpo e a mente.

“Nosso maior objetivo foi a prevenção. Então, ao visitar a Feira da Saúde, famílias, educadores e alunos tiveram a oportunidade de passar por uma triagem rápida. Caso fosse detectado algum alerta de saúde, os estudantes e parceiros indicavam ao público que procurasse, posteriormente, uma unidade de saúde. Esta é 15ª edição do evento. Em função da pandemia da Covid-19, ficamos dois anos sem, e, em 2022 voltamos com essa programação que é tradição no Colégio Católica Brasília”, disse o coordenador de Laboratórios e organizador da Feira, professor Vicente Crivellaro.

O que aconteceu no evento?

A Feira contou com a participação de profissionais e graduandos dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Medicina, Farmácia, Odontologia, Biomedicina, Educação Física e Psicologia da UCB. Além disso, a programação também contou com a presença de parceiros externos que auxiliaram no atendimento ao público, como o laboratório Sabin, o hospital Oftalmed e o laboratório Life (CECAP VACC).

Durante a programação, os visitantes tiveram oportunidades especiais e exclusivas, como a conferência e orientação de vacinas através dos cartões de crianças e adolescentes, com a triagem do Laboratório Sabin. Outro destaque foi que o público teve a oportunidade de tomar doses da vacina da gripe, método essencial para prevenção, com o atendimento da CECAP VACC. O grupo da Oftalmed realizou exames oftalmológicos nos visitantes.

Foram promovidos, pelos estudantes da UCB, exames rápidos de prevenção, como o teste da pisada, que avalia possíveis problemas ortopédicos nos membros inferiores; exame de bioimpedância, que estima a composição corporal para identificar o estado nutricional; aferição da pressão arterial; demonstração de massagem cardíaca de emergência; orientações sobre cuidados com os dentes e saúde bucal; conversas sobre ansiedade; entre outras ações.

Tradição e Cuidado

A tradicional Feira da Saúde faz parte do Calendário Escolar anual do Colégio Católica Brasília. Essa foi a 15ª edição do evento, mantendo a tradição de oferecer serviços essenciais à comunidade, alertando, através de exames simples, quanto a possíveis diagnósticos e tratamentos, além de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes.

BRASÍLIA - OBA - BANNER MOBILE_1

Inscrições para OBA e MOBFOG