O Colégio

A história do Colégio Católica de Curitiba, tem início no planalto central. Fundada como mantenedora de instituições católicas de Educação, a União Brasileira de Educação Católica – UBEC se configura como uma das mais importantes redes educacionais do país.

Em consonância com os ideais da mantenedora, o Colégio Católica de Curitiba reflete a identidade de uma comunidade educativa confessional católica, colocada a favor da sociedade para o desenvolvimento de uma educação a serviço da vida, da esperança e do compromisso com as gerações vindouras, e que atenda à modernidade.

Nesse sentido, o processo ensino-aprendizagem, aqui no Colégio Católica de Curitiba, está além do ato de ensinar e aprender. Está voltado à socialização do indivíduo, o que significa que a relação educativa ultrapassa os limites da sala de aula e dos espaços físicos da escola.

São valores da Colégio: valorização da vida, família, dignidade da pessoa humana, liberdade pessoal, busca da verdade e do transcendente, espiritualidade, inovação e excelência.

O Colégio Católica de Curitiba tem uma proposta pedagógica que objetiva promover o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes. Uma pedagogia que atribui valor às inteligências e a afetividade, de forma indissociável, e para isso, conta com vários projetos e espaços diferenciados: bosque, horta, sala inovativa e uma minicidade, chamada Feliz Cidade.

Feliz Cidade

A Feliz Cidade, é um espaço de cidadania construído no pátio do colégio. Ela é representada por meio de pequenas casas, e almeja na sua construção, a formação cidadã-política-humana da comunidade escolar. Por meio dela, os estudantes são convidados a reconhecer o seu papel dentro de uma sociedade, aprendendo a contribuir, desde a infância, de modo responsável, consciente e crítico com a sua comunidade, instigando o desenvolvimento das competências gerais da Base Nacional Curricular Comum e as exigidas para o Século XXI.

Ambiente de Aprendizagem

O Católica de Curitiba também é um ambiente de aprendizagem que busca, na sua rotina, as muitas formas de comunicar-se e de interagir, de estreitar laços, marcar presença, criar vínculos e agregar valores. Queremos que nossos estudantes tenham êxito em sua construção de conhecimento e propósito de vida, e que as ações de Pastoralidade proporcione uma formação que acrescente significados, no agir do âmbito social, para a consolidação do exercício da cidadania e para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Afinal, educar é sentir a vida.