Reorganização das Atividades – Educação Infantil

REORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ESCOLARES DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

Prezados pais, responsáveis e estudantes.

Estamos enfrentando um cenário social completamente atípico e nos encontramos, todos, estudando e entendendo, juntos, os impactos da pandemia de Covid19 nas diversas áreas sociais: saúde, economia, segurança, educação.

Salienta-se que no dia 21 de março houve a deliberação de número 15 do Comitê Extraordinário Covid-19, publicada no Diário Oficial do Estado, o qual determina suspensão, por tempo indeterminado, das atividades de educação escolar básica.

Informamos que o Conselho Estadual de Educação publicou no dia 27 de março, a Nota de Esclarecimento e Orientações 01/2020, que esclarece e orienta a reorganização das atividades escolares do Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais devido à pandemia COVID-19.

Observa-se que a Nota de Esclarecimento e Orientações emanada pelo Conselho Estadual de Educação ressalta que as atividades escolares não se resumem ao espaço de uma sala de aula, podendo a instituição de ensino planejar atividades voltadas para a aprendizagem que vai além de reposição de aulas de forma presencial, formas de realização de atividades escolares não presenciais, principalmente na situação emergencial que estamos vivendo.

Ainda de acordo com as orientações do Conselho Estadual: “É importante que nessa situação atípica em que nos encontramos, a instituição de ensino reorganize o seu calendário com a finalidade de garantir as horas de atividades escolares obrigatórias (mínimo de 800 horas) e minimize as perdas dos alunos com a suspensão das atividades presenciais.”
No dia 1º de abril o Presidente da República sancionou a medida provisória nº 934, que trata da flexibilização da obrigatoriedade dos 200 dias letivos para a educação básica, em detrimento da pandemia Covid-19, o que reforça que precisamos buscar meios alternativos para conduzirmos nossos trabalhos , durante este período de afastamento.
Assim, o Colégio Católica Padre de Man, para dar consecução ao acompanhamento estudantes, utilizará a plataforma Moodle, que simula a sala de aula e constitui um ambiente virtual de aprendizagem.

As professoras manterão contato com as crianças a partir do dia 6 de abril, por meio da plataforma Moodle. Encurtaremos nossa distância, a plataforma servirá de ponte entre as professoras e os alunos.

Desse modo, para melhor organização, os pais deverão acessar a sala de aula virtual, disponível no Moodle, onde diariamente postaremos vídeos das professoras, atividades e outros. Enviaremos posteriormente o tutorial de acesso à plataforma.

As orientações por vídeo permanecerão gravadas, permitindo que o conteúdo seja acessado no momento mais adequado à família. O professor estará on-line para esclarecimentos de dúvidas conforme o horário da turma, já praticado na escola. Também há um campo para fóruns, onde o aluno poderá deixar registrado as suas dúvidas e comentários.

Por fim, contamos com toda compreensão e auxílio neste momento delicado que atravessamos.

Acreditamos que a aprendizagem no Colégio Católica Padre de Man sempre ultrapassou a sala de aula e que a Educação se consolida na parceria família /escola. Mais do que nunca, agora, precisamos seguir juntos! Nossos canais de comunicação estão abertos para construirmos, da maneira mais segura e eficiente possível, o suporte não presencial aos estudantes.

Atenciosamente,

Ledsônia Dias Gomes Ferreira
Diretora Geral

amigo indica padre de man