Encerrou-se no sábado, 20 de outubro, o 2° Seminário da Educação Básica da Rede UBEC – União Brasileira de Educação Católica. Na agenda do último dia, a programação trouxe o painel “Como a educação 4.0 vai mudar o modo como ensinamos e aprendemos”, abordando a importância de alcançar resultados em sala de aula por meio da construção do aprendizado.
Participaram do debate as professoras Roberta Gontijo (UBEC) e Andreia Rocha (Rede Marista) e os professores Eder Alonso (IFB – Instituto Federal de Brasília), Ernandes Rodrigues (FICR) e Virgílio Tomás Garcia (CECB).
O professor Ernandes destacou a importância de utilizar caminhos alternativos para planejar aulas diferentes. “Ao se planejar a antecipação, a colocação em cena, os modelos mentais de aprendizagem e o produto dessa aprendizagem, o docente fará uma metacognição, pensando como o aluno aprende e quais recursos serão importantes e essenciais a esta aprendizagem, possibilitando que o estudante entregue ou apresente como aprendeu por meio de produtos que lhes sejam significantes”, afirma.
Para a professora e gerente acadêmica-pedagógica da UBEC, Roberta Gontijo, investir na formação de professores é essencial. “Não basta oferecer recursos tecnológicos e estrutura física diferenciada se o professor não estiver apto para atuar com as novas metodologias”, ressalta.
Ampliando a reflexão, o convidado Valter Zancanaro, sócio-diretor da Nuvem Mestra, falou sobre os desafios da educação 4.0. “Se pegarmos o ranking dos dez maiores influenciadores do Brasil no ano de 2017, nós não encontramos nenhum professor e isso nos aponta um caminho para a educação. Essa transformação precisa acontecer de dentro pra fora, ou seja, através do professor, que é o ator e grande artífice do processo da educação”, afirma.
“A sinergia do grupo e a acolhida da equipe de organização do seminário reforça os nossos valores cristãos”
Esse é um dos comentários do professor e diretor-geral do CECMG, Sérgio Pedro Duarte, sobre a organização do evento. Para ele, a forma como o encontro foi conduzido, “de maneira tão cuidadosa, expressa a missão da educação católica de formar profissionais com valores éticos e cristãos”.
O supervisor de Pastoralidade da UBEC, Joaquim Alberto, ressalta que, para além de um evento, o seminário possibilitou a “conexão das nossas humanidades com as realidades dos estudantes e educadores”.
“Foi um momento ímpar, de profunda acolhida dos educadores e das educadoras de nossas unidades de missão que atuam com a educação básica. Tempo de diálogos acerca de como devemos potencializar o nosso trabalho de realizar uma educação-evangelizadora”, conclui.
Comunicação UBEC