Ensino Médio

O trabalho no Ensino Médio deverá contemplar as três áreas do conhecimento com tratamento metodológico que evidencie a interdisciplinaridade e a contextualização. Algumas ações são intensificadas no Ensino Médio visando otimizar o desempenho acadêmico dos alunos, contribuindo para sua formação e consolidação das competências e habilidades necessárias para um bom resultado no ENEM e vestibulares. A abordagem do conhecimento deve superar a educação meramente especializada ou acadêmica, entendendo o aluno como ser uno, atendendo-o em suas diferenças.

O Ensino Médio está organizado em área de conhecimentos. A organização em áreas tem por objetivo reunir os conhecimentos que compartilham os mesmos objetos de estudo e facilita a comunicação e o desenvolvimento de uma prática escolar integradora e crítica.

Para se conduzir o ensino de forma compatível com uma formação ampla, além da consciência de que, em cada aula de cada disciplina, se desenvolvem valores, linguagens, se realizam investigações e se apresentam contextos significativos, cabe também a cada área auxiliar o aluno a estabelecer as sínteses necessárias, a partir dos diferentes discursos e práticas de cada uma das disciplinas.

As áreas propostas neste projeto curricular são as mesmas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, e em função do material elaborado, ou seja:

• Linguagens e Códigos: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Literatura, Redação, Educação Física e Artes.
  • Ciências da Natureza e Matemática: Matemática, Química, Física e Biologia.
  • Ciências Humanas: Geografia, História, Filosofia e Sociologia.

Cada área com seus conceitos, procedimentos, aplicações e solução de problemas concretos viabiliza, na práxis, as próprias concepções epistemológicas e socioculturais. A organização por áreas implica em fortalecimento do plano pedagógico em termos do trabalho coletivo e exige a atuação da Coordenação Pedagógica, bem como a formação continuada de professores, aumentando a comunicação e o sentido de responsabilidade por este projeto pedagógico.

O ensino e os materiais são pensados para que a integração se efetive; assim, projetos e atividades mais globalizadas, envolvendo o desenvolvimento de várias habilidades e conectando conceitos e contextos, estão presentes na metodologia da proposta.

No entanto, este projeto prevê que a integração entre as disciplinas e as áreas se faça através do ensino para o desenvolvimento de habilidades escolares comuns, que passam a ser metas a serem seguidas pelo material e por todas as dimensões da escola e por todos os profissionais envolvidos neste projeto.

Estas habilidades comuns são:

• Leitura e interpretação de diferentes linguagens: textos narrativos, poéticos, informativos; mapas, fotos, gravuras, documentos de época, desenhos, gráficos, tabelas, etc.
  • Escrita: produção de textos em diversas linguagens; organização e registro de informações.
  • Expressão oral: exposição de ideais com clareza, argumentação coerente; análise de argumentações de outras pessoas.
  • Análise e interpretação de fatos e ideias: coleta e organização de informações; estabelecimento de relações; formulação de perguntas e hipóteses.
  • Mobilização de informações, conceitos e procedimentos em situações diversas.
  • Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações – naturais, inteiros, racionais ou reais.
  • Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.