Ensino Fundamental II

No Colégio Católica Timóteo, o Ensino Fundamental está organizado em 9 (nove) anos. Sendo os anos iniciais do 1º ao 5º ano e os anos finais do 6º ao 9º ano.

A partir de estratégias didáticas variadas, contextualizadas, e da organização de projetos, o Colégio Católica Timóteo desenvolve uma prática diária que propicia ao aluno ambiente favorável para a aquisição dos conhecimentos historicamente acumulados, estimulando a sua capacidade de ampliá-los e expressá-los em diversas linguagens, para que assim possa vivenciá-los em prol da melhoria da sociedade e da qualidade de vida.

De acordo com tais princípios que fundamentam o processo do ensino e da aprendizagem, a escola constitui-se como:

• Espaço para aprender a conviver, o que significa que, além de acolher o aluno e sua família em uma comunidade diferenciada, a forma de trabalho deve permitir a vivência de situações especialmente planejadas para a formação de uma identidade ativa e solidária com o grupo social;
  • Espaço educativo para aprender a crer, tanto no sentido cristão, como em relação aos valores essenciais à convivência humana e à promoção da dignidade da pessoa;
  • Espaço educativo para aprender a aprender, resgatando a função primeira da escola, que busca formar a pessoa, preparando-a para discernir e enfrentar as mudanças da sociedade em constante transformação;
  • Espaço educativo para aprender a ser, isto é, favorecendo as condições para a construção e enriquecimento da identidade pessoal e coletiva;
  • Espaço educativo para aprender a fazer, no qual sejam oferecidas as condições, proporcionais ao seu estágio de desenvolvimento, para a aquisição de habilidades e competências práticas.

A partir do 6º ano as aulas são ministradas por professores de áreas específicas levando em consideração a necessidade da comunicação entre as áreas para que o trabalho interdisciplinar aconteça de forma natural e articulado. No entanto, algumas exigências são necessárias em função tanto do princípio de integração do conhecimento pelas áreas, quanto pela aproximação desta proposta aos PCNs.

Prática esportiva no Colégio Católica Timóteo:

O Colégio Católica Timóteo acredita que a prática esportiva valoriza as várias manifestações no esporte com o intuito de relacionar com o cotidiano, buscando uma interação com jogos e cidadania como expressão e responsabilidade. Assim sendo, a escola proporciona diversas atividades esportivas. São elas:

• Jazz
  • Xadrez