A União Brasileira de Educação Católica (UBEC) anunciou, nesta sexta-feira (17/11), os três vencedores da segunda edição do Prêmio Multiplica Práticas Inovadoras (MuPI). O prêmio visa ressaltar e fomentar as iniciativas pedagógicas inovadoras desenvolvidas por profissionais da educação nas Unidades Missão do grupo.
O MuPI é uma iniciativa que visa ressaltar e fomentar inovações no âmbito da educação. O prêmio assumiu uma posição de destaque na busca por metodologias ativas que possam transformar o processo educacional, conferindo aos estudantes as habilidades necessárias para um futuro promissor, ao mesmo tempo, em que reconhece e valoriza os educadores envolvidos. Além disso, proporciona um espaço de compartilhamento e reconhecimento das melhores práticas e metodologias educacionais inovadoras.
A segunda edição do prêmio contou com a participação de docentes, coordenadores pedagógicos, coordenadores de pastoralidade, orientadores educacionais, psicólogos escolares e outros profissionais da educação, que inscreveram seus projetos pedagógicos inovadores. Os projetos foram avaliados por uma comissão julgadora, composta por especialistas em educação, inovação e tecnologia, que levaram em conta critérios como relevância, originalidade, impacto, replicabilidade e sustentabilidade.
A professora Tatiana Portella, coordenadora da iniciativa, destacou a importância e o objetivo do MuPI. “O prêmio é uma forma de valorizar o trabalho dos educadores que se dedicam a buscar novas formas de ensinar e aprender, que se adaptam às mudanças e aos desafios do mundo atual, que utilizam as tecnologias como aliadas e que promovem a formação integral dos estudantes”, pontuou.
Os três vencedores do prêmio foram:
1º lugar: Playlist das conjunções
Professora Alexandra Braga Rocha Fernandes – Colégio Católica Brasília
O projeto consiste em criar uma playlist de músicas que contenham conjunções em suas letras, para ensinar os alunos sobre as orações e as funções das conjunções na língua portuguesa. A ação visa à formação integral dos estudantes estimulando a reflexão, a criatividade, a cidadania, a personalização, a inovação e o protagonismo. Além disso, a iniciativa se baseia nos eixos estruturantes da UBEC e utiliza recursos tecnológicos para a produção e a apresentação da playlist.
2º lugar: Robótica Maker Alimentação saudável associado ao jogo SCRATCH
Professora Niara Gomes Augusto – Colégio Católica Timóteo
O projeto busca conscientizar sobre a alimentação saudável, usando pesquisa, plantio, programação e jogo. Os alunos aprendem sobre a pirâmide alimentar, criam um jogo no Scratch e compartilham com os colegas da Educação Infantil. A ação desenvolve habilidades e atitudes saudáveis nos estudantes.
3º lugar: Meus 5 sentidos
Professora Bruna Maria Matias Candido Moreira Mendes – Colégio Católica Timóteo
O projeto explora os cinco sentidos humanos (visão, audição, olfato, paladar e tato) com os estudantes da educação infantil. A professora realizou diversas atividades lúdicas e sensoriais com os estudantes, como brincadeiras, jogos, experiências, histórias, músicas, desenhos e pinturas. A ação visa desenvolver a percepção, a expressão, a comunicação e a aprendizagem dos estudantes.
Os vencedores receberão os seguintes prêmios: certificação de finalistas, divulgação dos seus projetos nas redes sociais e nos canais de comunicação do grupo UBEC, apresentação dos seus projetos no evento “Tá Rolando UBEC” e um notebook com as seguintes (Intel Quad Core, 4GB de memória RAM, armazenamento eMMC de 128GB e tela LED de 14,1’’/HD).
Parabéns aos vencedores e a todos os participantes do prêmio MuPI, que demonstraram o seu talento e a sua paixão pela educação!