2º Encontro das Secretarias Escolares

Identidade e rotinas de trabalho do Grupo UBEC foram os temas abordados durante o encontro formativo.

20191017_141354 (1)

Equipes das unidades de Educação Básica da União Brasileira de Educação Católica  (UBEC) participaram do 2º Encontro das Secretarias Escolares. O evento aconteceu nos dias 17 e 18/10, no Centro Educacional Católica de Brasília (CECB) e reuniu as equipes do Centro Educacional Católica do Leste de Minas Gerais (CECMG), Colégio Universitário Padre De Man (CPM) e do CECB.

O encontro visa a promover a troca de experiências, a construção coletiva e a organização de processos unificados no cotidiano das secretarias e disseminar as boas práticas entre as Unidades de Missão do Grupo.

A abertura do encontro contou com a participação da diretora do CECB, profa. Maria Ireneuda Nogueira, e da coordenadora de Educação Básica da Gerência Acadêmico-Pedagógica (GAP) da UBEC, profa. Adriana Hassin. Houve também um momento de acolhida com o Padre Isaac, que promoveu uma reflexão sobre o comportamento cristão.

20191017_140333 (1)

Para a profa. Adriana, o encontro dá continuidade ao promovido em 2018, iniciando uma tradição da GAP de aproximação e cuidado com as rotinas das Secretarias Escolares.

“Este setor merece todo um olhar para a normatização e a parametrização de rotinas, não somente para o melhor atendimento ao estudante e às famílias, como também para o fortalecimento do trabalho em rede do Grupo, a disseminação de boas práticas entre as Unidades de Missão e o estreitamento de relação e contato entre as equipes com a GAP e setores do Escritório Central”, explica a coordenadora.

Durante dois dias, a programação contou com processos formativos e atividades compartilhadas com as coordenações das áreas de Assistência Social, Financeiro, Tecnologia da Informação e Gerência Acadêmico-Pedagógica.

A profa. Maria Ireneuda ressalta que é fundamental reunir todos os profissionais que atuam na porta de entrada e saída dos estudantes, pois eles também desempenham ações pedagógicas, administrativas e de cuidado.

“Este encontro é um momento singular de partilha, aprendizados e cuidado com o outro. Conseguir reunir todos esses profissionais é muito importante, pois somos o ʽcoraçãoʼ da escola”, destaca a diretora.

Para a secretária do CECB, Apolonia Lima Caetano, o encontro representa valorização e crescimento, tanto para a equipe quanto para o grupo. “Aprimorar conhecimentos reflete diretamente na excelência e na qualidade do trabalho prestado”, afirma.

Comunicação UBEC – Nívia Cerqueira