Este canal é uma ferramenta importante no fortalecimento da Transparência e Governança de nossa Instituição. Sua finalidade é receber manifestações de alta complexidade – denúncias – relacionadas a eventuais desvios de conduta ética.

Após a denúncia, você receberá um protocolo para acompanhar o status da manifestação. As denúncias serão recepcionadas e acompanhadas pelos membros do Comitê de Ética, garantindo isenção e sigilo nas tratativas.

  • Violência contra criança e adolescentes
  • Violência contra a mulher
  • Crimes de internet
  • Violência contra pessoa com deficiência
  • Assédio moral
  • Racismo
  • Terrorismo
  • Violência sexual
    • Assédio Sexual
    • Estupro
    • Violência sexual mediante fraude
    • Importunação sexual
    • Registro não autorizado da intimidade sexual
    • Corrupção de menores
  • Estudantes
  • Colaboradores Administrativos
  • Docentes
  • Familiares
  • Associadas
  • Sociedade em Geral

O que é passível de denúncia?

As manifestações que indicam irregularidades e que ferem o Código de Ética do Grupo UBEC e a legislação vigente.


Qual o tempo de resposta à minha denúncia?

No momento do registro no Canal de Denúncias, o manifestante recebe um protocolo e poderá acompanhar as tratativas com o prazo de resposta de até 10 dias úteis. O prazo de conclusão poderá ser prorrogado a depender do conteúdo e das tratativas.


Qual o fluxo de acolhimento e tratativas de uma denúncia?

As manifestações são recepcionadas e acompanhadas pelos membros do Comitê de Ética, garantindo isenção e sigilo nas tratativas. As tratativas e conclusões das manifestações são representadas no Conselho de Administração do Grupo UBEC.


Quais de tipos de registro de denúncia?

Anônimo: quando o manifestante não informa para o Canal de Denúncias seu nome e meios de contato (e-mail, telefone etc.) Para as manifestações anônimas, será adotada medida sumária de verificação de elementos acerca da veracidade da denúncia e ficará a critério do Comitê de Ética aceitar ou recusar a manifestação. A opção de registro anônimo não dará o direito de resposta ao manifestante.

Sigiloso: quando o manifestante informa para o Canal de Denúncias o seu nome e meios de contato (e-mail, telefone, endereço etc.), mas solicita que o sigilo da sua identidade seja preservado nas demais instâncias. Será mantido o sigilo da fonte e a proteção do manifestante, em obediência ao que preceitua o direito individual dos cidadãos e a inviolabilidade de sua intimidade, sempre que julgar necessário, independentemente de solicitação do manifestante.

Identificado: quando o manifestante informa o seu nome e meios de contato (e-mail, telefone, endereço etc.) e aguarda resposta/conclusão.

Qual a diferença entre o Canal de Denúncias e a Ouvidoria?

O Canal de Denúncia é exclusivo para as questões de alta complexidades – denúncias – relacionadas a eventuais desvios de conduta ética. A Ouvidoria permanece com os atendimentos classificados de média e baixa complexidades – reclamações, solicitações, sugestões, críticas e elogios.