Pastoralidade

O conceito de pastoralidade está emergindo nas instituições de ensino confessionais interessadas em inovar, reinventar, reelaborar e dar novo significado ao que ainda se faz por meio do setor de pastoral. Enquanto finalidade, a pastoralidade abre caminhos para a realização de uma nova humanidade, mais fraterna e solidária, de discentes e docentes bem formados tecnicamente e abertos aos desafios de solidariedade e fraternidade exercidos para o bem da casa comum.

A pastoralidade pode ter como fundamento as seguintes subcategorias: cuidado, acolhida, serviço, valores, relações e formação. Mas que tipo de cuidado? Nas Diretrizes de Pastoralidade do grupo UBEC (2018b, p. 21), o cuidado é uma ótica, uma maneira de ver o mundo e a realidade que dá enfoque a todo ser da instituição e, além disso, corresponde à promoção e ao desenvolvimento das realidades humanas.

Para saber mais sobre as outras subcategorias, leia o texto em sua íntegra clicando aqui.

Numa gestão preocupada com a perenidade de uma escola confessional, a pastoralidade concebe a educação como lugar de humanização, transformação e integração. Ela propõe diversas iniciativas a partir da escuta e do diálogo com os interessados, o cuidado com as pessoas em seu desenvolvimento integral, reforça os valores da condição humana, especialmente da liberdade e da responsabilidade e ainda é responsável pelos processos pedagógicos e administrativos. A pastoralidade é, pois, uma reflexão e uma ação permanente que acontece num espaço e num tempo da vida daqueles que nela estão imersos.

Com o propósito de compreender a pastoralidade, tendo como referência tais subcategorias, pode-se declarar que ela necessita ter como referência o cuidado com o dom da vida humana e suas relações. A tarefa da pastoralidade a ser percorrida processualmente com leveza e autenticidade é o da acolhida ao outro, do serviço ao seu desenvolvimento marcado por uma formação fundamentada nos valores humanos, éticos e cristãos.

isaac.assis@c.colegio.catolica.edu.br
gabriel.pereira@c.colegio.catolica.edu.br

Atendimento

A Pastoralidade disponibiliza aconselhamento espiritual e partilha de vida para toda comunidade educativa.

COLÉGIO CATÓLICA DE BRASÍLIA
Sala MC 105 – Térreo
Tel: 3451-5064 / 3451-5016

Atividades Religiosas

Sacramento da Reconciliação: terça-feira (agendamento)

Missa: quarta-feira, às 12h30, na Capela Mãe Educadora

Grupo de Oração da RCC: quarta-feira, após a Missa

Adoração ao Santíssimo: datas específicas

Matrimônio: agendamento

Unção dos Enfermos: preferencialmente para os colaboradores

Terço Mariano: datas específicas

Catequese

Na missão de evangelizar, a Catequese ocupa lugar privilegiado. É indispensável introduzir as crianças na fé e aprofundar os jovens e adultos no conhecimento e na vivência do evangelho, fazendo crescer no plano do conhecimento e da vida o gérmen da fé semeado pelo Espírito Santo e transmitido eficazmente pelo Batismo. A finalidade da Catequese é a de fazer com que os catequizandos se coloquem em intimidade e comunhão com Jesus Cristo.

Horários da Catequese:

• Terça-feira