WhatsApp Image 2018-09-14 at 17.19.52

CECB e Universidade Católica de Brasília realizam projeto de Simulação da ONU

Em parceira com o Núcleo de Simulações Internacionais da Universidade Católica de Brasília (NUCSI), o Centro Educacional Católica de Brasília (CECB) realizou mais uma edição do projeto de Simulação da ONU. O evento promoveu uma conferência entre os alunos e o diplomata Sérgio Florêncio

WhatsApp Image 2018-09-14 at 17.19.51

Parceria com o Núcleo de Simulações Internacionais (NUCSI), as duas unidades de missão da União Brasileira de Ensino Católico (UBEC) – Universidade Católica de Brasília (UCB) e Centro Educacional Católica de Brasília (CECB) –  através do Projeto de Simulação da ONU, promoveu na tarde da última sexta-feira (14/9), uma conferência entre os alunos do ensino médio e o Diplomata Sergio Florêncio, que palestrou sobre Direitos Humanos.

Sérgio Florêncio é professor, pesquisador, foi embaixador do Brasil em Quito, Genebra e México, cônsul-geral em Vancouver. Foi também agraciado com a condecoração Ordem del Águila Azteca do governo mexicano e serviu como diplomata em Ottawa,Teerã, Paris (na Unesco) e Nova York (na ONU). Durante a tarde de debate com os alunos, ele abordou o importante papel do Brasil no contexto atual dos Direitos Humanos, e demonstrou contentamento em poder compartilhar suas experiências com uma plateia de jovens. Para ele, essa iniciativa contribui para a formação de uma consciência cívica. “ É interessante esse exercício de Direitos Humanos no âmbito da escola e da vida, porque os conflitos existem não só no âmbito dos países, mas também no plano existencial, e o debate ajuda a desenvolver uma respeitabilidade maior em relação ao direito do outro”, afirma.

O projeto acontece anualmente, e busca unir esforços para trabalhar habilidades e competências do aluno tanto do ensino médio, quanto da educação superior. Com uma agenda de palestras, os alunos são preparados para atuarem como Delegados e Assessores na Simulação da Assembleia Geral da ONU. Debatendo temas específicos que são simulados sob a ótica de diferentes países, se familiarizam com o protocolo oficial da ONU que acontece durante a Feira das Nações.

A Diretora do CECB, Prof.ª. Maria Irineuda Nogueira, comenta que o projeto nasceu em 2015, muito tímido, e que hoje essa parceria com a UCB tem um papel agregador para a formação do censo crítico dos alunos. “ O nosso objetivo é que os alunos saiam dos muros da escola, que além do currículo oficial eles possam aprender a discutir, debater, defender e ser realmente um cidadão consciente de direitos e deveres. ”

Para a Diretora do curso de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília (UCB), Rosana Tomazini, estender essas atividades do Núcleo de Simulações Internacionais (NUCSI) a outras instituições católicas possibilita o diálogo com diferentes perfis de aluno, além de prepará-los para a futura vida profissional. “Independente de optarem por uma carreira diplomática, esse projeto contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências desses alunos, permitindo que eles entendam diferentes pontos de vista, que se coloquem no lugar um do outro, que trabalhem em equipe, que aprendam a gerenciar conflitos, e isso é fundamental”.

O vice-diretor pedagógico do CECB, Virgílio Tomás Garcia, ressaltou o papel das instituições de ensino católico em fomentar o diálogo sobre valores transformadores em torno da vida e da ética. “Debater os Direitos Humanos agrega muito e corrobora ainda com a nossa missão quanto escola católica, que busca formar seres humanos que possam contribuir com um mundo melhor”. Já a aluna do 3° ano do ensino médio, Rosa Vitória de Souza, falou sobre a oportunidade de poder chegar mais perto do mundo real através da experiência de profissionais do mercado. “Vivemos somente a teoria em sala de aula, e ter a oportunidade de conhecer a história de um diplomata que nos conta a sua trajetória profissional e de vida é muito enriquecedor e nos motiva a seguir os nossos sonhos”.

Comunicação UBEC – Nívia Cerqueira

WhatsApp Image 2018-09-14 at 17.19.52 WhatsApp Image 2018-09-14 at 17.19.51 (2)