COMUNICADO – Moodle

Saudações, família Católica!

O Centro Educacional Católica de Brasília tem, dentre seus preceitos basilares, a relação transparente, efetiva e direta com nossa comunidade escolar (famílias e estudantes). Porém, estamos vivenciando, assim como vocês, um momento mundial que nos fez parar para redesenhar rotas e caminhos para que a nossa comunicação e os nossos objetivos coletivos sejam alcançados. Falamos de objetivos determinantes para este momento, a construção literal de cidadãos atuantes e conscientes. Vale aqui ressaltar que cidadania envolve a noção de coletividade, e coletividade está diretamente ligada à empatia. Empatia neste momento tem salvado vidas!

Pensando em tudo descrito acima e certos de que temos um papel fundamental na educação formal dos nossos estudantes, estamos, enquanto Direção, Equipe Pedagógica e Docente, buscando alternativas para dar continuidade ao processo de Ensino e Aprendizagem. Sabemos que, neste momento, as Metodologias Ativas são as melhores alternativas, porém essas metodologias devem ser mediadas por um adulto, no caso das crianças, e esse é um ponto determinante em nosso plano de contingenciamento.

A partir desta quinta-feira 26/03, intensificaremos nossas atividades pedagógicas por meio da plataforma Moodle (orientação de acesso abaixo). Buscaremos aulas que incentivem o protagonismo dos nossos estudantes, a partir dos conhecimentos científicos e saberes diversos, que se consolidam por meio da aprendizagem criativa, dinâmica, interativa e mediada pelos docentes e pelas famílias.

Na plataforma Moodle, iremos utilizar ferramentas de aprendizagens diversas, como chats, os aplicativos da Google for Education, Formulários, Hangouts, vídeos diversos, Quizz, Kahoot, Youtube, laboratórios virtuais e listas de atividades.

O acesso à plataforma Moodle será feito da seguinte forma:

Link de acesso: https://minhasalaead.catolica.edu.br

Usuário: matrícula do aluno

Senha: matrícula do aluno

Vale ressaltar que essas aulas serão computadas como dias letivos, conforme Parecer do Conselho de Educação do Distrito Federal nº 33/2020-CEDF de 24/03/2020, que orienta as instituições educacionais das redes de ensino pública e privada do Sistema de Ensino do Distrito Federal a ajustarem suas organizações pedagógica, administrativa e calendário escolar.
A reposição dos dias letivos referentes ao período de suspensão de aulas, estabelecido pelo Governo do Distrito Federal por meio dos Decretos de números nº 40.509 e 40.539, será realizada de acordo com calendário estruturado em conformidade com as orientações do Parecer supracitado, sendo divulgado em breve.

Estamos cumprindo à risca todas as determinações das autoridades e sempre buscando maneiras inovadoras de manter o contato com os nossos estudantes por meio das redes sociais e, agora, também pela plataforma Moodle. Saibam que vocês não estão sozinhos. Sabemos que o momento atual é cheio de incertezas e ficar em isolamento torna as coisas muito mais difíceis, mas é necessário para preservar a nossa saúde.

Neste momento, professores, coordenadores e orientadores estão preparando materiais e atividades que serão de grande importância para a continuidade dos estudos com a mediação dos seus familiares. Desejamos que a participação seja a mesma que acontece nas salas de aula.

É oportuno ressaltar o quão estamos sensibilizados por essa problemática mundial. Não podemos deixar de destacar os cuidados com a higiene corporal e, em especial, a saúde mental de nossas crianças, adolescentes e jovens.

Para segurança de todos, não estamos atendendo presencialmente, mas estamos disponíveis para atendê-los pelos canais a seguir e por nossas redes sociais.

sup.medio@cecb.g12.br

sup.anos.finais@cecb.g12.br

sup.anos.iniciais@cecb.g12.br

sup.infantil@cecb.g12.br

sup.esporte@cecb.g12.br

financeiro@cecb.g12.br

secretariaescolar@cecb.g12.br

Por telefone, estamos atendendo na Secretaria Escolar nos números: 3451-5021/ 3451-5022/ 3451-5028

Em breve, com fé em Deus, tudo será normalizado. A Católica espera a todos de braços abertos, as atividades presenciais serão retomadas e vocês encontrarão com todos os professores.

Fiquem com Deus! Fiquem em casa!

Atenciosamente,

Direção-Geral Maria Ireneuda de Souza Nogueira