Em parceria com a UCB, CECB promove 2ª Feira de Profissões para estudantes

No último sábado, 30/04, alunos do 8º ano ao Ensino Médio estiveram presentes na 2ª Feira de Profissões do Centro Educacional Católica de Brasília. Com o objetivo de auxiliar os estudantes na escolha profissional, a Feira, realizada em parceria com a Universidade Católica de Brasília, contou com estandes dos cursos de graduação e projetos da UCB, palestras e rodadas de bate-papo.

A aluna do 3º ano, Isabela Sena, aprovou a iniciativa da escola em realizar o evento. “Está me ajudando a escolher o curso que quero e a tirar minhas dúvidas. Já visitei os estandes e agora vou para as palestras. Estou em dúvida entre odontologia e nutrição”, afirmou a garota. Assim como Isabela, outros estudantes também passaram pela Feira com o intuito de tirar as dúvidas e decidir a futura profissão tão desejada.

Formado em Ciências Contábeis pela UnB e coaching profissional, Márcio Micheli ministrou palestra para os alunos. Com o tema “Despertar Vocacional – meu futuro está em jogo”, o palestrante abordou sobre as escolhas que cada um deve fazer na vida e a importância de optar sempre por algo que goste e traga motivação. “O que vai te realizar profissionalmente é o que você vai fazer. É lógico que a gente quer ganhar dinheiro, mas só consigo ganhá-lo quando sou muito bom naquilo que faço”, afirmou o professor Micheli. Segundo o coaching, a vocação não é uma opção: “Você não tem poder de escolha sobre a sua vocação, você nasceu para fazer algo, e essa é uma das descobertas mais importantes da sua vida”.

Já nas salas de aula, houve rodadas de bate-papo de cursos, como fisioterapia, gastronomia, engenharia ambiental, arquitetura e urbanismo, entre outros. As rodadas colaboraram para tirar dúvidas dos jovens sobre as especialidades de cada área profissional, além de outras curiosidades.

Coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, o professor Joadir Foresti contou do interesse de estar presente na Feira: “Já fazia algum tempo que nós queríamos estar mais em contato com os alunos do CECB. Junto com o professor Gerson, de Publicidade, trouxemos nossos cursandos para fazerem brincadeiras com os estudantes da escola”, disse o professor. Segundo ele, esse tipo de interação permite que os alunos conheçam um pouco mais sobre o curso pretendido.

Além disso, a Feira contou com palestra de Adriana Papaleo, docente da UCB e consultora corporativa. Em sua apresentação, ela afirmou que todo conhecimento adquirido mesmo antes de fazer um curso superior já faz parte da construção de uma carreira profissional.

Pela primeira vez à frente do evento, a diretora-geral do CECB, prof.ª Maria Ireneuda Nogueira, celebrou o resultado e ressaltou a importância da Feira para os participantes. “A Feira de Profissões é uma oportunidade de crescimento para o estudante. Não dá para dizer que a profissão A ou B é melhor do que a outra sem vivenciar. Com este evento de hoje, ele consegue adquirir conhecimentos e vislumbrar novos desafios que foram partilhados pelos universitários. Estamos em um campus, e nada mais oportuno do que trazer o melhor da universidade para cá”, concluiu.