F 2

Alunos do 1º ano participam do projeto Vida Plena

Nos meses de agosto e setembro, as turmas do 1º ano do Ensino Médio tiveram uma rica experiência de reflexão e partilha. O local escolhido foi a Mansão Vida, em Santo Antônio do Descoberto – GO, onde se trabalha a reabilitação de adictos e tratamento de doenças psiquiátricas.

Durante as manhãs de visita, os estudantes tiveram momentos de conversa com a gerente da clínica, enfermeira Amábile, quando conheceram a estrutura da clínica, suas regras, formas de tratamento e como o nosso organismo reage frente ao uso de drogas.

No segundo momento, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a história de dois dependentes da clínica que estavam em reabilitação de forma voluntária. Eles relataram suas histórias com as drogas, todo o glamour que ela oferece e também os prejuízos na vida social, familiar, na saúde mental e física, mostrando aos alunos que os prejuízos sempre são maiores que os benefícios. Além disso, os pacientes da clínica, de acordo com as suas experiências de vida, orientaram nossos jovens em relação às amizades, como identificar os amigos verdadeiros, a importância da família e da sua valorização.

Ao retornar à escola, as turmas fizeram um lanche coletivo e logo depois participaram de um momento de partilha, quando os estudantes tiveram a oportunidade de relatar a sua percepção da experiência na clínica e alguns deles dividiram com os colegas situações de uso de drogas nas próprias famílias.

A vivência do projeto Vida Plena foi excelente, a integralidade da experiência de uma manhã tocou em várias dimensões os nossos discentes: afetiva, emocional, racional, social e também a preocupação e o cuidado com o outro, as formas de identificar quando um colega possa estar fazendo uso de drogas e como ajudar.

O projeto foi idealizado pela Pastoral, Psicologia Escolar e Orientação Educacional do Ensino Médio. “Acreditamos na importância de mobilizar o jovem a promover a saúde e estimular a reflexão, no intuito de que ele possa ser protagonista da sua vida de forma saudável, longe das drogas e dos males que elas oferecem”, enfatizou a psicóloga escolar Kennia Cristina.

F 2 F 7 IMG_9026 IMG_9030 IMG_9103 IMG-20160923-WA0024   IMG-20160923-WA0017