0V9A6283

Raciocínio lógico – aprendizado por meio de jogos lúdicos e digitais

O Projeto Logicamente, coordenado pela professora Graziela Guarda, busca levar o aprendizado do raciocínio lógico computacional aos estudantes do 5º e do 6º ano do Ensino Fundamental e do 1º e do 2º ano do Ensino Médio do Centro Educacional Católica de Brasília (CECB). A iniciativa é realiza com a participação dos cursos de Tecnologia da Informação, Matemática e Engenharia Civil da Universidade Católica de Brasília (UCB).

Com jogos lúdicos e digitais, o projeto aproxima os alunos dos assuntos que não são abordados com frequência em sala de aula. “O projeto Logicamente traz aos estudantes temas como raciocínio lógico, lógica computacional e algoritmos. Em outros países, esses temas já fazem parte da grade curricular de ensino, o que torna um diferencial para os estudantes do CECB”, destacou Graziela.

No projeto da instituição, os estudantes realizam atividades que utilizam ferramentas tecnológicas de jogos digitais. A cada três semanas, o raciocínio matemático é trabalhado com as turmas de forma lúdica.

Em 23 de maio, foi construído no chão da sala de aula um tabuleiro de xadrez com o intuito de concretizar as atividades do projeto. A equipe orientou que os estudantes seriam as peças do jogo. “Primeiro levamos os estudantes para aprender o jogo do xadrez on-line. Depois utilizamos o xadrez humano, fazendo alusão à história do Harry Potter, no qual eles puderam vivenciar na prática o raciocínio aprendido anteriormente de forma divertida e interativa”, explicou a professora e coordenadora do Logicamente.

A aluna do 6º ano do Ensino Fundamental, Ana Clara Lima, relata: “A atividade é bem diferente do que estamos acostumados, brincamos e entendemos ao mesmo tempo. Foi bem divertido, pois estamos aprendendo raciocínio e como aplicar isso no jogo de xadrez”.

0V9A6283 0V9A6285 0V9A6309 image1 image2