Tempo para refletir e entender ao que somos chamados.
Neste mês das vocações, a Igreja convida a todos a reflexão coletiva acerca do nosso chamado, com a campanha Peregrinos Porque Chamados, “A esperança não decepciona porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações.” (Rm 5,5), alinhada ao jubileu da esperança. [AP1]
Na liturgia bíblica, ao longo das celebrações eucarísticas do mês de agosto, acontece um reconhecimento, domingo a domingo, das vocações.
De acordo com o Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus:
- No primeiro domingo, é celebrada a vocação sacerdotal: missão exercida pelos religiosos que se dedicam ao exercício pastoral em prol do outro.
- No segundo domingo, celebra-se a vocação matrimonial e a importância das famílias na sociedade, onde um ajuda e cuida dos seus de modo mais próximo e zeloso, amando como Cristo nos amou.
- No terceiro domingo, é celebrada a vida consagrada: homenagem aos servos que dedicam suas vidas ao exercício da consagração, castidade e votos de pobreza, auxiliando a Igreja de diferentes formas.
- No quarto domingo, celebra-se a vida dos leigos e leigas, pessoas que sentem o chamado de Cristo para expansão de seu Reino de modo com que cada um ajude nos ministérios da Igreja e sendo luz na vida de seus irmãos e irmãs, no exercício do Evangelho.
Que ao longo deste mês possamos pensar e celebrar os propósitos de vida que nos unem às vocações que cuidam da nossa Casa Comum de forma integral, fortalecendo o relacionamento com Deus, os laços entre os pares e zelando pelo ecossistema que nos abriga.
Fonte: CNBB