Esquina 1

Bilinguismo no Colégio Católica Brasília: Um Passaporte para o Mundo

Investir no ensino de duas línguas desde a infância propicia vantagens pedagógicas e culturais

Vislumbrando novos horizontes e o fortalecimento do Programa de Bilinguismo do Colégio Católica Brasília para 2024, a Diretora Geral, Prof.ª Denise Canal, e o Coordenador Geral Pedagógico, Prof. Fernando Figueiredo, visitaram a Esquina da Ciência Benjamin Franklin, espaço mantido pela Embaixada dos Estados Unidos da América. O momento permitiu aprofundar o diálogo em torno das possibilidades pedagógicas para a escola.

Em um mundo cada vez mais globalizado, a capacidade de se comunicar em diferentes idiomas se tornou um ativo valioso. Na educação básica, o bilinguismo emerge como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento acadêmico e cultural das novas gerações.

Desenvolvendo a mente

Estudos mostram que crianças expostas a dois idiomas desde a infância, tendem a desenvolver habilidades cognitivas superiores. O bilinguismo estimula a criatividade, melhora o raciocínio lógico e amplia a capacidade de resolução de problemas. Além disso, crianças bilíngues tendem a se destacar em testes de proficiência e apresentam um desempenho acadêmico melhor em diversas disciplinas.

Preparando para um mundo globalizado

Vivemos em uma sociedade interconectada, na qual a comunicação ultrapassa fronteiras. A fluência em duas línguas oferece às crianças a oportunidade de se tornarem cidadãos globais, capazes de interagir com pessoas de diversas culturas e compreender perspectivas distintas. Essa habilidade promove a empatia, a tolerância e a aceitação das diferenças, valores essenciais defendidos pelo Colégio Católica Brasília.

Maior empregabilidade

No mercado de trabalho, a proficiência em mais de um idioma se tornou um diferencial; as empresas valorizam funcionários que podem se comunicar com clientes e parceiros internacionais. O bilinguismo amplia as oportunidades de carreira e torna os indivíduos mais competitivos em um mundo cada vez mais global.

Foco na Educação Básica

Para colher os frutos do bilinguismo, o Colégio Católica de Brasília vem ampliando as possibilidades pedagógicas desde os primeiros anos escolares, trabalhando a qualificação de seus professores, avaliando cotidianamente o sistema de ensino e os materiais didáticos, a fim de garantir o sucesso de todas as iniciativas propostas.

“O bilinguismo na educação básica não é apenas uma opção, mas uma necessidade. Ele molda as novas gerações e as colocam em destaque em um mundo cada vez mais diversificado e interconectado”, finaliza a professora Denise.