0V9A2584

Campanha da Fraternidade vira tema da 32ª Olimpíada da Católica

Evento reuniu 3,3 mil alunos durante a semana dos jogos

Com o tema “Os biomas brasileiros e a defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação”, ambos da Campanha da Fraternidade de 2017, a 32ª Olimpíada da Católica aconteceu dos dias 1 a 7 de julho. A abordagem desse assunto foi para dar ênfase à diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam.

A abertura dos jogos foi marcada por um verdadeiro espetáculo realizado pelo CECB e contou com a participação da banda marcial da escola (Drum Corp’s).  A cerimônia foi realizada na manhã do dia 1º de julho, no ginásio da escola, e recebeu a presença dos alunos, pais e colaboradores, que ficaram encantados com o que viram: apresentações, danças, coreografias e muito mais.

Para identificar cada turma, os estudantes entraram no ginásio representando as espécies que compõem os biomas do nosso país. Com muita criatividade, eles se apresentaram usando elementos característicos, encenações e coreografias. Logo em seguida, com uma marcha de encher os olhos, o pelotão e os colaboradores Angelina Maria, Francisca Vieira e Francimar Silva conduziram as bandeiras do CECB, do Distrito Federal e do Brasil. Em respeito e amor à pátria, o público ficou de pé para cantar o Hino Nacional.

Acesa na instituição desde 1985, a tocha olímpica foi conduzida pelos alunos e atletas Matheus Carvalho, Ilana da Costa e Ana Julia de Freitas, todos do 3º ano do Ensino Médio. Os estudantes percorreram todo o ginásio para acenderem a pira olímpica. O momento foi marcado por uma calorosa salva de palmas.

Logo após as apresentações, o estudante Marco Antônio Marques, do 3º ano, foi convidado a proferir o juramento do atleta, acompanhado da ex-aluna Luana Bueno que pronunciou o juramento dos árbitros. A ocasião ainda contou com a participação do aluno Tao Uncas, também do 3º ano, que proferiu a oração do atleta.

Para declarar a abertura oficial da 32ª Olímpiada da Católica, a diretora-geral Maria Ireneuda Nogueira subiu ao palco cheia de emoção e transmitiu sua mensagem: “É com alegria que o CECB recebe todos vocês nesta manhã de festa, de acolhida e de partilha. Partilha de emoções, de agradecimentos e de alegria.” Ela ainda ressaltou a importância do esporte na escola: “O esporte no CECB é um princípio educativo que visa proporcionar aos nossos estudantes seguir as regras e ter a disciplina a partir de suas condutas diárias, quer seja na escola, quer seja em casa, bem como ter solidariedade e respeito aos outros”, afirmou.

Lina Aguiar, mãe dos alunos Arthur e Marcelo, falou do orgulho de poder acompanhar um evento tão grandioso como este: “As Olimpíadas da Católica são um destes momentos especiais em que você tem o prazer de ver os alunos interagindo através do esporte. Sou verdadeiramente encantada com este momento mágico e orgulhosa pelos meus filhos fazerem parte dele. Os uniformes bem elaborados e coloridos, as bandeiras das turmas espalhadas pelo chão, as rodinhas que se fazem em cada cantinho da escola, é simplesmente fantástico”, contou ela.

A solenidade foi encerrada com a coreografia, criada pelos professores da disciplina de Educação Física Paulo Ricardo e Leonardo Oliveira, da música tema das olimpíadas: “Alma e coração”. A canção é de autoria dos cantores Thiaguinho e Projota.

A semana da olimpíada contou com jogos de várias modalidades entre os alunos, gincanas com diversas provas, minimaratona, brincadeiras lúdicas para os pequenos e o principal: muita diversão e interatividade.

0V9A1831 0V9A2233 0V9A2471 0V9A2584 0V9A2622 0V9A2686 0V9A2887 0V9A3059 0V9A3390 0V9A3401