O Novo Ensino Médio chegou repleto de novidades no Colégio Católica Brasília. Com o apoio da Agência de Inovação do Grupo UBEC – IDE , os estudantes da Instituição contam, agora, com um leque de opções das matérias eletivas, que têm o foco de preparar e auxiliar na escolha de cursos e profissões futuras.
A disciplina eletiva, ofertada pela IDE do Colégio se chama “Cultura Maker: Metaverso”, que abrange conhecimentos multidisciplinares em programação, robótica realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista, blockchain, NFT, gráficos 3D, e outros como Biologia, Matemática e Geografia. O coordenador Executivo de Inovação do Grupo UBEC, Maurício Beccker, explica que, para o Colégio, a disciplina foi criada com o objetivo de preparar os estudantes profissionalmente, ofertando conhecimentos complexos de maneira imersiva e lúdica.
“Ao trabalhar com conceitos do Metaverso, é possível desenvolver soluções para problemas do mundo real, facilitando, assim, o desenvolvimento da sociedade como um todo. Com a simulação de cenários e a aplicação de tecnologias avançadas, é possível criar soluções inovadoras para questões como mobilidade urbana, segurança pública, sustentabilidade ambiental, saúde, entre outras. Essas ações podem trazer benefícios significativos para o mundo”, explica a analista de Tecnologia Educacional da UBEC, Lucimara Barbieri Kucek, que lidera o projeto ao lado de Mauricio.
A eletiva é dívida em três módulos, com aulas de Realidade Virtual com uso de Oculus Quest2 e aplicativo de imersão; Smart Cities com Inteligência Artificial, Robótica Educacional e Criação de Sistema Inteligente para o Tratamento de Água; e, por último, Sistema de Saúde Inteligente, com modelagem em 3D para criação de protótipo que traga soluções ao mundo real.
Atualmente, a turma de Metavrerso conta com 40 educandos, e é ministrada pelo professor José João Magalhões Filho. “Nas aulas, os estudantes são separados em grupos, utilizam ferramentas tecnológicas e debatem sobre as possibilidades viáveis para a resolução dos problemas levantados em cada encontro”, conta o educador.
Tecnologia e educação
O Metaverso tem ganhado cada vez mais destaque na sociedade, por oferecer soluções eficazes, através da tecnologia. O conceito da palavra indica um mundo virtual que simula a realidade, através de recursos digitais, em 3D, permitindo a interação do usuário com experiências imersivas e colaborativas em tempo real.
Para o coordenador de Inovação do Grupo UBEC, trabalhar o Metaverso com os estudantes do Novo Ensino Médio é um diferencial da Instituição. “Essa é uma geração que cresceu conectada e imersa em tecnologia. Ao compreenderem e explorarem as possibilidades do mundo digital, eles podem expandir seus horizontes em relação ao uso da tecnologia, além de desenvolverem habilidades importantes, como a capacidade de trabalhar em equipe, de resolver problemas complexos e de pensar de forma criativa”, disse.
Ao falar do projeto, Maurício ainda ressaltou que “a disciplina desperta a curiosidade dos adolescentes e oferece diversas oportunidades profissionais, como o desenvolvimento de negócios e de carreiras nas áreas de tecnologia e entretenimento. Além disso, nas aulas, os estudantes podem encontrar e criar profissões que ainda não existem, além de fazer novas descobertas que poderão beneficiar o mundo”.