Espaço enriquece o aprendizado sobre biodiversidade, promovendo simultaneamente a conscientização ambiental e a sustentabilidade
Na manhã desta sexta-feira (19/04), o Colégio Católica Brasília inaugurou a Agrovila, um espaço de atividades de iniciativa inovadora, onde serão realizadas aulas práticas para complementar o ensino teórico, focadas no cultivo de plantas, hortaliças, gestão de recursos naturais para a produção de alimentos, estudo do solo, irrigação e bioenergia, de forma tradicional e cientifica.
O local conta com um espaço amplo de, aproximadamente, 5 mil m², especialmente projetado para oferecer aos estudantes uma formação completa, interativa e única, com todo o suporte necessário, promovendo simultaneamente a conscientização ambiental e a sustentabilidade.
Será possível ainda conferir ações de química verde, que se concentrará na busca por soluções sustentáveis com menor impacto ambiental.
O local será utilizado por todos os estudantes do Colégio, da Educação Infantil ao Ensino Médio, e pelos universitários do curso de Agronomia da Universidade Católica de Brasília.
Retrospectiva
A idealização da Ecovila iniciou após os estudantes do 6º ano realizarem uma visita ao Instituto de Permacultura do Cerrado, na cidade de Pirenópolis–GO, em 2006.
Para construção do espaço, o CCB contou com a colaboração de estudantes do Colégio e da Universidade, professores e militares do Exército.
No decorrer dos anos, o local passou por diversas melhorias como pomar, canteiros de hortaliças, legumes e ervas medicinais, construção de banheiros e uma cozinha pedagógica.
Na Ecovila sempre foi desenvolvido o conceito de Educação Ambiental multidisciplinar, onde todas as séries podem desenvolver diversas ações em Ecologia, Botânica, Física, Química, Matemática, Português, entre outras. O objetivo era trazer os conceitos básicos de meio ambiente e dar a condição para entender e transmitir os direitos e deveres do cidadão comum no uso racional dos recursos naturais e fontes energéticas.