Projeto Agrovila 2024

Colégio Católica Brasília planeja Agrovila para 2024

Em inédita parceria, o Colégio Católica Brasília e a Universidade Católica de Brasília miram na formação singular de seus estudantes por meio de práticas educacionais voltadas para a agronomia e química verde.

Em união ao curso superior de Agronomia da Universidade Católica (UCB), o Colégio Católica Brasília (CCB) lançará no próximo ano um novo espaço chamado “Agrovila”, onde serão realizadas aulas práticas para complementar o ensino teórico, focadas no cultivo de plantas, hortaliças, gestão de recursos naturais para produção de alimentos, estudo do solo, irrigação e bioenergia. Já a química verde se concentrará na busca por soluções sustentáveis com menor impacto ambiental.

A combinação da agronomia com o projeto química verde do ensino médio, integrará a educação básica e superior para fortalecer a preparação dos estudantes para os mercados do futuro, em um mundo que exige soluções cada vez mais sustentáveis. A agricultura e a indústria química são setores-chave na transição para uma economia mais verde, e profissionais capacitados nesses campos serão essenciais para impulsionar a inovação e o desenvolvimento sustentável.

Hoje, o Centro-Oeste do Brasil é reconhecido como o coração da agricultura nacional, e a agronomia desempenha um papel vital nesse cenário. Com isso em mente, o CCB deseja abordar essa temática desde os primeiros anos da educação básica, com um alinhamento técnico proporcionado pelo apoio da graduação superior.

“O Distrito Federal possui solos ricos em nutrientes, ideais para a produção de grãos, como soja e milho. O clima com estações bem definidas favorece o ciclo de crescimento das culturas. Cientes disso, buscamos aproveitar ao máximo essas condições, ensinando aos nossos alunos as práticas e técnicas especializadas”, ressalta a Diretora Geral, Denise Canal.

Atualmente, o espaço localizado no Colégio Católica Brasília, denominado “Ecovila”, já conta com o Caminho dos Ipês, Estufa de Flores, árvores frutíferas e canteiros para hortaliças. Em 2024, a proposta é ampliar quase 5 mil m² de área verde destinadas ao projeto, proporcionando aos estudantes uma formação única, interventiva e completa, com todo o suporte necessário.

Participam desse projeto:

• Denise Canal, Diretora Geral do Colégio Católica Brasília;
  • Weslley Rodrigues Sepúlvida, Pró-reitor administrativo da Universidade Católica;
  • Fernando Albuquerque, Coordenador Geral Pedagógico do Colégio Católica Brasília;
  • Fabiana Fonseca do Carmo Machado, Coordenadora do curso de agronomia da Universidade Católica;
  • Antônio Carlos dos Santos, Coordenador Geral Administrativo.