A Biblioteca do Colégio Católica Brasília realizou uma atividade especial para celebrar a Semana da Educação Inclusiva. As ações foram realizadas entre os dias 06 e 10 de março, e contaram com a participação das turmas do Ensino Fundamental 1. Na oportunidade, foram realizadas experiências, leitura de livro e apresentação de vídeo sobre a inclusão dos deficientes visuais.
A atividade ofertou um momento de reflexão aos estudantes. Ao chegarem à Biblioteca, as crianças tinham os olhos vendados e eram guiadas pelos colegas de classe até a parte de multimidia do espaço. Em um ambiente de pouca iluminação, todos ouviram a história do livro “Os olhos de José”, da autora Marismar Borém. Em seguida, eles tiveram a oportunidade de sentir com os dedos das mãos a leitura em braile. Para encerrar, foi apresentado um vídeo explicativo sobre as ações de inclusão para os deficientes visuais, como a audiodescrição, tato e pisos em alto relevo.
“A notabilidade é que os estudantes desenvolvam empatia e respeito para qualquer pessoa com deficiência, seja visual, auditiva, física ou intelectual. Concretizando na sua formação de cidadão a solidariedade e o controle das emoções, relações sociais essenciais para o fim do capacitismo”, disse o assistente da Biblioteca do Colégio e idealizado do projeto, Bruno de Souza Lopes.