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Assessoria de Imprensa

OBA e OBAFOG 2025 – Inscrições Abertas!

O Colégio Católica Brasília convida seus estudantes a participarem da 28ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da 19ª Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG).

A OBA e a OBAFOG são competições científicas que estimulam o interesse pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promovendo aprendizado e desafios instigantes!

Quem pode participar?

Estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I ao 3º ano do Ensino Médio.

📅 Período de inscrições: 20 de março a 29 de abril de 2025
📍 Data da prova presencial: 16 de maio de 2025
📌 Local: Colégio Católica Brasília
⏳ Turno: A prova e o lançamento dos foguetes ocorrerão no turno contrário ao das aulas do estudante. Os horários específicos serão divulgados posteriormente.

📥 Para se inscrever, acesse o formulário de inscrição: INSCRIÇÕES AQUI

Confira abaixo os conteúdos programáticos para cada nível:

🔹 Nível 2 (4º e 5º anos)

Astronomia:

  • Terra: origem, estrutura interna, forma, alterações na superfície, marés, atmosfera, rotação, polos, equador, pontos cardeais, bússola, dia e noite, horas e fusos horários.
  • Lua: fases da Lua, meses e eclipses.
  • Sol: translação da Terra, eclíptica, ano, estações do ano.
  • Objetos do Sistema Solar, galáxias, estrelas, ano-luz, origem do Universo e história da Astronomia.
  • Constelações e reconhecimento do céu.

Astronáutica:

  • A Missão Centenário (viagem ao espaço, em março de 2006, do Astronauta Brasileiro Marcos Pontes).
  • Aviões, Foguetes e Satélites: O que são e para que servem?
  • A atmosfera e sua importância para a manutenção da vida na Terra.
  • A Exploração do Sistema Solar por meio de Sondas Espaciais (ex.: Voyager).
  • Os satélites brasileiros (SCD, CBERS e AMAZÔNIA).
  • Os foguetes brasileiros e de outros países.
  • Os satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto e suas aplicações.
  • A Estação Espacial Internacional (ISS).
  • O Telescópio Hubble, James Webb e demais telescópios espaciais.
  • As instituições brasileiras voltadas ao desenvolvimento das atividades espaciais (AEB, CTA, IAE, INPE, ITA, CLA, CLBI, etc).

🔹 Nível 3 (6º ao 9º ano)

Astronomia: (além dos conteúdos do nível 2)

  • Terra: rotação, pontos cardeais, coordenadas geográficas, estações do ano, marés, solstícios, equinócios, zonas térmicas, horário de verão.
  • Sistema Solar: descrição, origem, Terra como planeta.
  • Corpos celestes: planetas, satélites, asteroides, cometas, estrelas, galáxias.
  • Origem e desenvolvimento da Astronomia.
  • Leis de Kepler, brilho, fluxo, magnitude e luminosidade.
  • Origem do Universo.
  • Fenômenos físicos e químicos: elementos químicos e origem.
  • Gravitação: força gravitacional e peso.
  • Unidade Astronômica, ano-luz, mês-luz, dia-luz e segundo-luz.
  • Constelações e reconhecimento do céu.

Astronáutica: (além dos conteúdos do nível 2)

  • Conquista do espaço.
  • A Exploração de Marte.
  • Por que o Brasil deve possuir um Programa Espacial?
  • O efeito estufa e o buraco na camada de ozônio.
  • O corpo humano no espaço.
  • Os foguetes Saturno, Ariane, Soyuz, Próton e os atuais das empresas privadas, tipo SpaceX etc.

🔹 Nível 4 (Ensino Médio)

Astronomia: (além dos conteúdos do nível 3)

  • Lei da Gravitação Universal, leis de Kepler, lei de Hubble.
  • História da Astronomia.
  • Espectro eletromagnético, ondas, comprimento de onda, frequência, velocidade de propagação, efeito Doppler.
  • Calor, magnetismo, campo magnético da Terra, manchas solares.
  • Evolução estelar, estágios finais da evolução estelar (buracos negros, pulsares, anãs brancas).
  • Luminosidade, fluxo de radiação, magnitudes aparentes e absolutas.
  • Origem do Sistema Solar e do Universo.
  • Constelações e reconhecimento do céu e galáxias.

Astronáutica: (além dos conteúdos do nível 3)

  • A Corrida Espacial e a Guerra Fria.
  • Como os astronautas se comunicam no espaço.
  • Quais velocidades atingem os veículos espaciais (foguete e satélite)?
  • Velocidade de escape.
  • Tipos de órbita de um satélite (circular, elíptica, polar, geoestacionária).
  • O campo gravitacional terrestre.
  • Como manter e controlar um satélite em órbita.
  • Por que os corpos queimam ao entrar na atmosfera terrestre?
  • Quanto da massa total de um foguete é combustível?
  • Quais são os propelentes utilizados nos foguetes e nos satélites?
  • O uso de satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto.

Fique atento! O horário da prova e do lançamento dos foguetes será divulgado posteriormente.

Não perca essa oportunidade de aprender mais sobre o universo e testar seus conhecimentos!

Mais informações no site oficial da OBA: www.oba.org.br

Venha participar dessa jornada rumo ao conhecimento espacial!

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