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Educação infantil: momento de construir as bases do indivíduo

Em espaço inspirado no Cerrado, a Educação Infantil do Colégio Católica de Brasília estimula o desenvolvimento das múltiplas inteligências

“Crianças não são máquinas de aprender. São pessoas e, como tal, devem ser capazes de estabelecer relações, de criar, de sentir, de propor, de ser-estar-agir no mundo com autonomia, criticidade e solidariedade”, resume Olga Cristina Rocha, coordenadora nacional de Educação Básica da União Brasileira de Educação Católica (Grupo UBEC), mantenedor do Colégio Católica de Brasília.

Para que o pequeno se torne um jovem consciente, crítico e capaz de trilhar plenamente a vida profissional, o trabalho de base, na Educação Infantil, se faz muito importante. O período de escolarização é também o momento de maior desenvolvimento, pois não está restrito às dimensões física e cognitiva.

Na Educação Infantil do Colégio Católica de Brasília, os estudantes são acolhidos, cuidados e estimulados a conviver com a diversidade, respeitando o próximo com base nos valores humanos. No local, eles desfrutam de um ambiente de aprendizagem projetado para estimular as múltiplas inteligências, desenvolver as potencialidades e incentivar as diferentes formas de expressão, a brincadeira, o autocuidado, a autonomia, a empatia e a felicidade.

“Enquanto crescem biologicamente, as crianças interagem socialmente, nutrem sentimentos e emoções, assimilam a cultura de seus grupos sociais, despertam a espiritualidade e isso os constitui como sujeitos transformadores de suas próprias realidades e das realidades em seu entorno”, defende a coordenadora.

Novo espaço lúdico e estimulante

Em 2022, para potencializar o desenvolvimento e aprendizado dos pequenos, o Colégio Católica de Brasília projetou um espaço lúdico e estimulante inspirado na fauna e flora do Cerrado brasileiro. Agora, as salas e demais áreas do segmento têm como tema o bioma.

De acordo com o colégio, o projeto foi pensado para atender ao desenvolvimento integral das crianças, foco na proposta pedagógica adotada. Os elementos fornecem às crianças aulas interativas e convivência com aspectos da natureza. Toda a ação tem como objetivo promover o crescimento e a formação acadêmica, humana e pessoal das crianças.

Com inspiração na flora e fauna do Cerrado, os espaços coletivos, como o pátio central imitam as cores e o relevo natural do bioma, enquanto os espaços das salas de aula são caracterizados com árvores e animais típicos da região, e trazem painéis interativos, que favorecem o estreitamento e o sentimento de pertencimento da criança com a escola.

O mobiliário, com mesinhas, cadeirinhas e marcenaria diferenciados, permitem várias configurações, favorecendo a interatividade entre crianças e professores, e o desenvolvimento das múltiplas inteligências. Todas as salas têm solários, que se comunicam com a parte externa, facilitando o acesso ao parquinho, áreas de prática de brincadeiras e jogos, tornando tudo muito mais lúdico, estimulante e agradável. Afinal, a escola é espaço de convivência. Nessa perspectiva, as crianças já aprendem, desde cedo, a valorizar e respeitar a natureza ao redor, a preservar o meio ambiente e os cuidados com a casa comum.

Em consonância com a proposta pedagógica, cada espaço de aprendizagem tem como mascote um animalzinho da fauna do Cerrado. As turmas circulam por esses espaços, para executar atividades que potencializem as habilidades associadas à inteligência que o bichinho representa. Por exemplo, na sala das capivaras, por serem elas seres coletivos, que vivem em grupos organizados, o ambiente está associado à coletividade. Nesse local temático, as crianças fazem atividades que estimulem as relações sociais e o desenvolvimento das inteligências intra e interpessoal.

Proposta pedagógica

Essa geração de crianças já nasceu em um mundo totalmente digital e é inevitável o uso das tecnologias no cotidiano. Por isso, todas as salas são equipadas com computador, projetor de multimídia e TV, em suporte ao trabalho docente. Em atividades específicas, os alunos são convidados a interagir com dispositivos digitais.

Porém, o Colégio Católica de Brasília entende que as ferramentas tecnológicas devem estar a serviço das pessoas e não o contrário, o que só é possível com o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Nessa perspectiva, embasada especialmente nos estudos de Jean Piaget e Lev Vygotsky, a instituição tem como linha teórico-metodológica a Pedagogia Cognitivo-Afetiva, que se sustenta em três pilares: pedagogia do afeto, abordagem sociointeracionista e neurociência.

Por isso, a proposta pedagógica do colégio tem como principal objetivo o desenvolvimento integral do ser. “Nos preocupamos com as pessoas. Queremos formar ótimos profissionais, mas que exerçam sua competência técnica com solidariedade e justiça. Para isso, pensamos com muito carinho e conhecimento científico e pedagógico, em um ambiente acolhedor e inovador, para propiciar experiências memoráveis de aprendizagem para a vida”, complementa Olga.

 

Fonte: Portal Metrópoles 

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