Robotica

Educação Tecnológica no Católica Brasília: Construindo o Futuro com Projetos Interventivos

A inserção da educação tecnológica e da robótica na educação básica tem como foco central preparar as novas gerações para os desafios do mundo contemporâneo. Estamos em uma era de mudanças tecnológicas que afetam todos os aspectos de nossas vidas, desde a saúde até as atividades básicas do dia a dia, passando pela inteligência artificial e automação em procedimentos clínicos. Essas tecnologias estão moldando o futuro do trabalho e da sociedade.

É imperativo prepararmos nossos estudantes para acompanharem as mudanças do mundo e para serem protagonistas nesse novo panorama. No Colégio Católica, a educação tecnológica e o ensino de robótica não se limitam apenas a aprender a programar, montar ou compreender dispositivos, mas também aprimorar habilidades fundamentais do século XXI, como o pensamento crítico, a solução de problemas, a colaboração em equipe, a inovação e a inventividade.

Os alunos aprendem a aplicar conhecimentos por meio de situações práticas, preparando-os para os desafios complexos que encontrarão ao longo de suas vidas. Saem de sujeitos passivos, para sujeitos ativos, que pensam, criam e propõe inovações e soluções. O Colégio Católica Brasília tem um contrato de parceria com a Big Brain Microsoft, o que o torna uma escola Minecraft, com uma sala de aula equipada com recursos modernos de robótica, jogos, equipamentos tecnológicos e um visual temático 3D bastante atrativo para as crianças e adolescentes que frequentam o local durante as aulas.

Além da parceria com a Microsoft, o Colégio Católica Brasília também desenvolve projetos pedagógicos em conjunto com a Apple Developer Academy, um laboratório Apple exclusivo instalado na Universidade Católica de Brasília, no qual os alunos participam de trilhas que discutem a linguagem de programação Swift, além de aprenderem a projetar interfaces, aplicando conceitos de experiência do usuário a todo o ecossistema Apple.

Para o Coordenador Geral Pedagógico, Fernando Figueiredo, “com a automação crescendo nos mais diversos setores, é crucial que, além da formação humanística, prepararemos os nossos alunos para serem protagonistas no mundo e no mercado de trabalho moderno. A educação tecnológica e a robótica vêm para auxiliar na construção dessa base sólida que favorecerá qualquer carreira que desejarem seguir”.

É importante lembrar que as crianças e jovens de hoje já estão exaustivamente expostos a uma quantidade enorme de estímulos, dispositivos tecnológicos e acostumados a agirem de forma ativa, indo atrás das informações que necessitam com uma simples busca na internet ou em redes sociais. Portanto, a proposta da educação tecnológica e da robótica não é ampliar esses estímulos de forma desordenada, ao contrário disso, mas transformar o ambiente escolar em um espaço de colaboração, onde os nativos digitais possam compreender, discutir e dominar as novas tecnologias, de forma ética, crítica e interventiva.