Ensino Fundamental I

O mundo está em constantes mudanças e preparar os alunos para esse movimento é um dos objetivos do Colégio Católica de Brasília nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Todas as atividades pedagógicas desenvolvidas devem preparar e motivar a criança para o diálogo, respeito às diferenças e ao meio-ambiente, o incentivo pela investigação e pesquisa, possibilitando o despertar “pela” e “para” a inovação.

Nossa Estrutura de Ensino

O trabalho escolar é desenvolvido em clima de cooperação entre todos os atores do processo, em busca da construção de um conhecimento sólido e significativo. É desenvolvido um avanço de inovação no letramento e na alfabetização, pois ensino e aprendizagem dialogam com os contextos em que as crianças se inserem, com o objetivo de prepará-los para atuarem como protagonistas na sociedade.

Essa etapa letiva proporciona ao aluno condições de:

• garantir que o ingresso no Ensino Fundamental seja a etapa de transição para o uso da comunicação escrita e oral, dentro da norma brasileira, resguardando as necessidades e respeitando as características das crianças dessa faixa etária, a fim de que sejam evitadas rupturas no processo de construção do conhecimento, com o desenvolvimento de um currículo e um processo de avaliação específico.
  • desenvolver o raciocínio; criar estratégias; construir autonomia; ter autoconfiança; aguçar a curiosidade e a criatividade; desenvolver o senso crítico, ampliar a capacidade de argumentação.
  • interessar-se por ouvir e manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões.
  • fazer uma inter-relação entre o contexto escolar e as situações do cotidiano; interpretar e transformar a sua realidade.
  • cooperar, tomar decisões em grupo e conviver com as diferenças.