0V9A5743

Estudante do 5º ano irá representar o Brasil em campeonato mundial de xadrez

O Centro Educacional Católica de Brasília (CECB) terá um representante no Torneio Mundial de Xadrez que acontecerá em agosto deste ano na cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais.  Aluno da escola desde o Jardim II, Arthur Aguiar, 10 anos, está cursando o 5º ano e é uma das três crianças do Distrito Federal que vão participar do campeonato que terá competidores do mundo inteiro.

Para representar o Brasil no mundial de xadrez, o estudante garantiu a vaga por meio de uma seletiva realizada pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) ocorrida no mês de junho. As competições aconteceram em Natal (RN).

Arthur Aguiar já tem várias premiações em seu currículo. Apesar da pouca idade, a mãe do estudante, Lina Aguiar, afirma que o filho já ganhou diversas medalhas e troféus: “São muitos campeonatos conquistados. E tudo isso é fruto de muito treino e estudo. Ele é muito dedicado”, conta a mãe orgulhosa.

O pequeno começou a jogar xadrez no CECB e participa de competições desde os 6 anos, quando ganhou o primeiro troféu. De lá para cá, foi vencedor de diversos campeonatos regionais e locais, inclusive competindo com adultos. “O xadrez é muito legal e também muito bom para exercitar a mente”, disse o estudante.

Além disso, a mãe do aluno ainda conta que o esporte melhorou a produtividade do filho na escola: “O xadrez melhora muito na escola. Ajuda na concentração. Ele tem um excelente rendimento. Certo dia ele veio me dizer como acha matemática fácil, pois está acostumado aos cálculos avançados do xadrez”, comenta ela.

0V9A5743