Melhor nota na redação do PAS é do CECB

Com uma abordagem sobre a máxima “a união faz a força”, o texto da aluna Letícia Sayuri recebeu nota 10 na avaliação da Universidade de Brasília.

WhatsApp Image 2019-02-25 at 14.25.26A estudante, Letícia Sayuri, de 16 anos, do Centro Educacional Católica de Brasília (CECB) foi destaque entre os candidatos que participaram da primeira etapa do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB), ao conquistar a nota máxima na redação do exame.

Somente duas pessoas, entre os mais de 24 mil estudantes inscritos para a prova, conquistaram nota 10 na redação. Aluna do 2° ano do ensino médio, Letícia redigiu um texto dissertativo propondo uma ação para confirmar a máxima “a união faz a força” e que promovesse a empatia e o pertencimento.

“Estava esperando uma nota boa, mas não esperava receber 10. Fiquei muito surpresa”, celebra Letícia. Com uma rotina de estudo diária, a estudante explica que durante a preparação para o exame, manteve o foco no material trabalhado em sala. “O conteúdo que a gente tem na escola é o conteúdo que cai no PAS. Acho que na hora da redação é mais importante conhecer as matérias e conseguir conectar as coisas, do que treinar a redação”, afirma.

“Para escrever uma boa redação, a técnica é importante, mas a nossa experiência é mais”, Letícia Sayuri.

A professora de redação do ensino médio do CECB, Luana Coelho Lourenço, fala sobre os conteúdos aplicados e atribui o desempenho da aluna ao repertório cultural trabalhado em sala. “O grande diferencial da Letícia foi se apropriar dos momentos de planejamento de texto, associando e aprofundando o estudo da sala de aula em casa”, destaca.

O vice-diretor pedagógico da escola, Virgílio Tomás Garcia, conta que o resultado gera uma sensação de “dever cumprido” e enfatiza o desejo de espalhar os frutos. “É uma satisfação saber que uma das nossas alunas conquistou esse resultado e é melhor ainda saber que o nosso trabalho contribuiu. Agora, o nosso desejo é que outros estudantes alcancem esse resultado”, salienta.

Letícia ainda não sabe o curso que vai fazer, mas já faz planos para a chegada na UnB. “Estou bem esperançosa. Fiquei muito feliz com esse resultado e acredito que vai dar certo”, declara.

Sobre o PAS
Realizado em três etapas, ao longo do ensino médio, o Programa de Avaliação Seriada (PAS) é um processo seletivo para ingresso de estudantes na Universidade de Brasília (UnB).

Comunicação UBEC – Carol Lira