Close this search box.
Alunas CCC Entrevista Globo 1

Alunos do Colégio Católica Curitiba ajudam na produção de mantas para pessoas em situação de rua

A produção de mantas feitas a partir de caixas de leite descartadas para serem distribuídas a pessoas em situação de rua tem contado com a participação ativa dos estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio do Colégio Católica Curitiba. Esta iniciativa é fruto de uma parceria entre o Projeto Amor nas Ruas CWB e o Projeto Gaia (do Colégio), que visa estimular a comunidade escolar a se engajar em ações solidárias e de voluntariado.

A relevância dessa ação solidária é tão grande que ganhou destaque em importantes veículos de comunicação, como a Rede Globo, que reconheceu o impacto positivo do projeto tanto na vida das pessoas em situação de rua quanto no desenvolvimento social e emocional dos alunos envolvidos.

Para Ronaldo Faustino, coordenador de Pastoral do Colégio Católica Curitiba, a inclusão de estudantes em atividades solidárias não só os prepara para o sucesso profissional, mas também promove valores fundamentais, como empatia, responsabilidade e cuidado com o próximo. “O voluntariado oferece uma experiência prática de como habilidades técnicas e emocionais podem ser aplicadas para o bem comum. Esse equilíbrio entre sucesso e valores humanos é essencial para formar profissionais não apenas competentes, mas também éticos e socialmente conscientes, capazes de contribuir positivamente para a sociedade”, explica.

A primeira etapa do projeto solidário no Colégio envolve a arrecadação das caixas de leite, seguida pela limpeza e preparação, que inclui o corte das caixas de leite. Em seguida, o material é enviado para uma costureira experiente, que finaliza as mantas, transformando as caixas em peças utilizáveis.

O Projeto Amor nas Ruas CWB foi criado em maio deste ano com o objetivo de combinar uma causa social com a proteção ambiental. As fundadoras, Ana Carolina Bonn, Rosane Cantarelli, e Suzan Meris, encontraram uma costureira disposta a confeccionar as mantas a um custo acessível. Além disso, colaboram com a ONG Aquecendo Corações, que distribui a maior parte das mantas no centro de Curitiba durante a semana e aos sábados, também oferecendo café, banho e roupas limpas para as pessoas em situação de rua.

Rosane Cantarelli explica que semanalmente o material é entregue à costureira para a confecção das mantas. “É essencial que as caixas sejam bem limpas antes. Também separamos as tampinhas para doação. Para produzir uma manta, são necessárias de 20 a 25 caixas de leite, dependendo do tamanho das embalagens”, comenta. Até o momento, 137 mantas foram produzidas.

Rosane também destaca que o material das caixas ajuda a isolar o corpo da umidade do chão, o que contribui para manter o calor de quem dorme na rua. O projeto é mantido por recursos próprios para compra do material de costura e pagamento da profissional, contando com o apoio da comunidade para a doação das caixas de leite.

O Colégio Católica Curitiba recebe caixas de leite usadas e limpas durante o horário comercial na Rua Nilo Peçanha, 1635, Bom Retiro. Para saber mais sobre o Projeto Amor nas Ruas CWB, acesse o perfil @amornasruascwb.

Alunas CCC Entrevista Globo 1

Olimpiada de Literatura

Conheça os estudantes vencedores da 6ª Olimpíada de Literatura

Mostra de Profissões 1