Educação Infantil

A valorização e o respeito às capacidades de criação das crianças, aliados a afetividade e ambiente acolhedor, fazem da Educação Infantil do Colégio Católica de Curitiba a melhor opção para as crianças nessa faixa etária, garantindo uma experiência educacional autêntica e de qualidade pedagógica ao ingressarem no ambiente escolar.

Diretrizes da Educação Infantil

Experiência memorável

Acontece pelos vínculos que são estabelecidos pela afetividade, pela interação, por um olhar atento e por uma escuta que valoriza nossas crianças. Quando o pensamento, o diálogo e a ação pedagógica, se encaixam a favor de uma continua interação entre saberes.

Pedagogia Cognitivo-Afetiva

Quando o conhecimento humano é valorizado em várias dimensões e a inteligência e a afetividade vão se alternando e se completando nos processos cognitivos dos estudantes.

Está fundamentada na necessidade humana de viver em coletividade e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, que facilitam a aquisição de conhecimentos para a vida.

Protagonismo Aprendente

Na educação Infantil o protagonismo acontece por meio da valorização das possibilidades que surgem quando a criança é ouvida com respeito e do conhecimento prévio que elas trazem para a escola. Cultivamos as relações que se estabelecem entre as experiências, os saberes e as trocas entre as crianças e seus professores, mantendo viva a curiosidade e ampliando olhar curioso.

Diferenciais

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Para isso, o Colégio Católica de Curitiba utiliza recursos como:

• Momentos de integração família x escola;
  • Projeto de Vida;
  • Atividades que fomentam os valores e competências socioemocionais;
  • Atividades extracurriculares;
  • Sala maker;
  • FelizCidade (exercício de cidadania desde pequeno, cozinha pedagógica, casa do conto e brinquedoteca);
  • Vivência pedagógica (horta, bosque, parquinho, espaços lúdicos);
  • Campos de experiências (música, movimento, ateliê e inglês);
  • Contação de história e formação leitora;
  • Período integral.