Durante o período das competições do Interclasse — evento esportivo interno que mobilizou turmas do 6º ano ao Terceirão — os estudantes do Colégio Católica Curitiba protagonizaram uma verdadeira lição de solidariedade. Além da empolgação nas quadras, o espírito esportivo se estendeu à generosidade: todas as turmas participaram de uma campanha de arrecadação de alimentos, que foram doados ao Lar Hermínia Scheleder, em Colombo, instituição que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
O Lar oferece um ambiente seguro e afetuoso para quem mais precisa. Segundo o coordenador da instituição, Renan Gustavo Costa Ferreira, que esteve no colégio para conversar com os estudantes e apresentar o trabalho desenvolvido no local, a doação foi recebida com alegria: “Esse ato vai beneficiar e abençoar muitas crianças”, afirmou.
O resultado foi expressivo. Cerca de meia tonelada de alimentos foi doada, em julho, para a instituição que celebra, em 2025, 60 anos de fundação.
A entrega dos alimentos foi realizada pelos estudantes do 8º ano, turma que mais arrecadou doações, representando todos os colegas do Católica Curitiba.
Para o professor Herivelton Santos, que acompanhou a ação, a campanha vai além da arrecadação: “Esperamos ter plantado sementes de amor e altruísmo em cada coração”, disse.
O diretor do Colégio, Celso Moletta, destacou o papel da escola na formação integral dos estudantes:
“A empatia, a generosidade e o compromisso com o bem comum precisa ser cultivado desde cedo. A escola é, antes de tudo, um espaço de construção de sentido — e quando o aprendizado se alia à solidariedade, formamos não apenas estudantes melhores, mas seres humanos mais conscientes e comprometidos com o mundo.”
A atividade integra o processo formativo proposto às crianças e jovens, baseado em valores humanitários e cristãos, e está em sintonia com os compromissos institucionais da União Brasileira de Educação Católica (Grupo UBEC), que é educar com excelência acadêmica, responsabilidade social e formação integral da pessoa humana. Ações como essa reforçam o orgulho que sentimos em cada estudante que transforma o aprendizado em atitude e o conhecimento em cuidado com o próximo.