Close this search box.
Primeiros Socorros turma tarde

Lei Lucas: Colaboradores e professores do Colégio Católica de Curitiba realizam treinamento de primeiros socorros

Durante a semana pedagógica, os colaboradores e professores do Colégio Católica de Curitiba participaram de um importante treinamento voltado para a segurança e bem-estar dos alunos, seguindo os preceitos da Lei Lucas. A iniciativa teve como objetivo principal capacitar a equipe escolar para agir de forma rápida e eficiente em emergências, especialmente em casos de primeiros socorros. O instrutor e profissional da área de segurança do trabalho Marcelo Frasson destacou a importância de se ter noções de primeiros socorros: “Os ambientes ficam cada vez mais saudáveis e seguros tendo essas noções básicas, evitando qualquer tipo de situação e em caso de emergência, mas caso ocorra, todos vão saber o que fazer”.

Durante o treinamento, os participantes aprenderam técnicas essenciais de reanimação cardiopulmonar (RCP), desobstrução de vias aéreas, tratamento de ferimentos e outras medidas de primeiros socorros. Além da parte teórica, foram realizadas simulações práticas para que os colaboradores pudessem aplicar os conhecimentos adquiridos em situações que reproduzem possíveis emergências reais.

A Lei Lucas, sancionada em 2018, (Lei Federal nº 13.722) foi criada em homenagem a Lucas Begalli, um menino que faleceu tragicamente após engasgar-se durante uma excursão escolar. A lei determina que escolas públicas e privadas ofereçam treinamentos de primeiros socorros a seus funcionários, garantindo que estejam preparados para lidar com emergências até a chegada de profissionais de saúde.

O diretor do Colégio Católica de Curitiba, Celso Moletta, destacou a importância desse treinamento para a comunidade escolar: “Nesta semana pedagógica de inverno tivemos a oportunidade de renovar as nossas certificações em primeiros socorros, atendendo as orientações da Lei Lucas. O treinamento faz o ambiente escolar mais seguro e mais saudável para os estudantes”.

Os participantes elogiaram a iniciativa e ressaltaram a relevância do conteúdo abordado. Para a professora Letícia Kimura, o treinamento trouxe mais segurança e confiança para o dia a dia na escola: “Agora nos sentimos mais preparados para lidar com possíveis emergências e prestar o auxílio necessário até a chegada do socorro profissional”.

O Colégio Católica de Curitiba reafirma, assim, seu compromisso com a segurança e o bem-estar de seus alunos, promovendo ações que vão além do ensino acadêmico e abrangem cuidados fundamentais para a vida.

NOVO PARQUINHO - LAÇO

Inaugurado novo parquinho no Colégio Católica de Curitiba