Idealizado pela professora de língua portuguesa Flavia Dias, o projeto denominado “Seminário Machadiano” foi realizado para os alunos da segunda série do ensino médio. Visto que a vida e obra de Machado de Assis faz parte da grade curricular do período, o objetivo do projeto foi suscitar nos jovens o interesse pelas obras desse grande escritor, bem como, oportunizá-los a conhecer sua biografia. Outro motivo relevante é que nossos alunos compreendam a importância do escritor cuja nossa escola carrega o nome.
O seminário aconteceu em duas partes, para a primeira foi criado um ambiente na biblioteca do Colégio com banner, exposição das obras do autor e cadeiras dispostas em “meia lua” para promover o debate das obras apresentadas pelos estudantes. A segunda foi em sala de aula com questões norteadoras para discussão sobre os seguintes aspectos: 1) Reflexão sobre a importância do escritor; 2) Projeto promovido pela Universidade Zumbi dos Palmares sobre a verdadeira cor da pele de Machado de Assis; 3) Reflexão sobre as redes sociais que demonstram uma vida de aparências fazendo um paralelo com as críticas sociais presentes nas obras machadianas, especialmente sobre a hipocrisia da sociedade burguesa da época.
O objetivo do seminário foi alcançado, os alunos se envolveram com o projeto que motiva a uma possível segunda edição para o próximo ano. Importante ressaltar que o projeto contou com o apoio da equipe da biblioteca: Grasiela Pereira, Kaio Fernandes e Rafael Paiva, e também a responsável pela Supervisão da Experiência do Cliente Aline Butzke, o Coordenador do Ensino Médio Alexandre Machado e o Diretor Gilmar Ferreira.