A premiação desafia os estudantes a desenvolverem projetos que possam auxiliar a comunidade a viver de forma mais sustentável.
União Brasileira de Educação Católica (UBEC) lança a 3ª edição da Olimpíada Maker da Educação Básica. A premiação deste ano é inspirada na carta encíclica Laudato Si’: sobre o cuidado da Casa Comum, do Papa Francisco, e desafia os estudantes a desenvolverem projetos que possam auxiliar a comunidade a viver de forma mais sustentável. As inscrições vão de 28/08 a 01/09, por meio de formulário virtual, disponível no edital.
Com o tema “Soluções inovadoras visando ao desenvolvimento sustentável da comunidade local”, a olimpíada maker busca atender ao apelo da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento sustentável, especialmente, no Objetivo Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11.
Segundo a coordenadora executiva da Educação Básica da UBEC, professora Olga Freitas, a iniciativa é fruto de uma construção coletiva entre o Grupo e suas unidades de missão e mobiliza os jovens em torno de temas atuais e relevantes para a sociedade. A professora destaca os impactos: “A olimpíada estimula o protagonismo estudantil, o pensamento crítico e criativo, e a aplicação dos conceitos da “cultura maker” nos processos de investigação científica e tecnológica, a partir da criação de soluções inovadoras”, afirmou.
A disputa integra todas as unidades da Educação Básica da UBEC: Colégio Católica Brasília (DF), Colégio Católica Curitiba (PR), Colégio Católica Machado de Assis (SC), Colégio Católica Padre de Man e Colégio Católica Timóteo (MG). Cada Colégio do Grupo poderá inscrever até 10 projetos e terão o período de 01/08 a 25/08 para validar as propostas dos estudantes.
Poderão participar estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, devidamente matriculados nas instituições de ensino do Grupo. Para isso, deverão formar equipes com 02 (dois) estudantes, que elaborarão e executarão o projeto tendo um professor como mentor.
Os projetos deverão responder à seguinte pergunta: Como as tecnologias digitais podem ser aliadas na construção de soluções inovadoras visando ao desenvolvimento sustentável de sua comunidade?