Close this search box.
Colégio Católica Elege sua Prefeita e Vice para 2022

Colégio Católica elege sua prefeita e vice-prefeita para 2022

O Colégio Católica de Curitiba anunciou hoje, dia 18, seus novos “governantes”: são prefeita, vice-prefeita e 13 vereadores mirins que vão representar a Prefeitura da escola, em um projeto que ensina cidadania, governança, direitos e deveres. A prefeita eleita é a estudante Maria Tereza Hillmann Sentone, do Partido Social Mirim e a vice-prefeita eleita é a candidata Tainá Maganhotto de Castro.

A escola votou na sexta-feira, a eleição interna com os estudantes da Educação Infantil ao 5º ano, utilizando as urnas eletrônicas cedidas pelo TRE. O processo democrático acontece há 52 anos e faz parte de um projeto que visa incluir o ensino de democracia e cidadania, além de dar início às noções de política aos pequenos eleitores. No total, 20 estudantes participaram como candidatos.

Em 2022 os candidatos eleitos participam de uma cerimônia de diplomação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Curitiba, onde recebem um certificado pelo cargo exercido. A posse dos candidatos é realizada na própria escola. O mandato de cada eleito se inicia a partir do primeiro dia do ano letivo de 2022.

A campanha dos candidatos teve início em agosto. A primeira etapa foi a a escolha do partido político que iriam se filiar, tendo cada participação aprovada pelos pais. Logo após, os pequenos candidatos escreveram suas propostas e deram início a campanha nas salas de aula e no intervalo das aulas, debatendo pontos importantes e questões referentes à escola.

A partir de agora, os pequenos eleitos discutem e aprendem na prática as nuances da política. A política trabalhada na Cidade Mirim da escola é muito importante para o aprendizado da cidadania. De maneira divertida, ao mesmo tempo séria, os políticos mirins discutem ações a serem realizadas na escola com os estudantes, que podem apresentar outras. A ideia é que os estudantes vivenciem o exercício da cidadania desde cedo, com muita responsabilidade e ética.

Para a coordenadora pedagógica da escola, Valéria Kasim, é perceptível a aprendizagem proporcionada aos estudantes com esse projeto. “O trabalho já vem sendo iniciado desde antes da eleição, com a elaboração das propostas e a discussão com a comunidade escolar. Depois, na campanha, os alunos podem contribuir com suas opiniões. As professoras estimulam os estudantes a analisarem as propostas e a escolher em quem vão votar de forma consciente. Além de possibilitar que aprendam também sobre como usar na prática a urna eletrônica e o título de eleitor”, explica.

WhatsApp Image 2024-05-16 at 08.51.30

Colégio Católica Curitiba celebra participação no Scratch Day pela terceira vez

WhatsApp Image 2024-03-14 at 17.50.06 (1)

Diplomação dos Políticos Mirins no TRE