Nesta quinta-feira 23/02 os Ministros da Paróquia São Francisco de Assis realizaram a Imposição de Cinzas nos estudantes, pais e educadores que desejaram participar. A ação ocorreu por conta da Quarta-Feira de Cinzas, na portaria principal do Colégio (Rua Herval do Oeste), marcando a parceria do Colégio Católica Machado de Assis com a Paróquia São Francisco de Assis, do bairro Saguaçu.
Os ministros se posicionaram na entrada Principal do Colégio realizando a imposição de cinzas a todos que desejavam, inclusive naqueles que estavam nos carros. O simbolismo das Cinzas promove a reflexão de que a nossa vida é uma passagem, tendo como base a leitura de Gênesis (3,19): “Lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar!”. Estiveram presentes na ação os ministros da Eucaristia e da Acolhida da Paróquia São Francisco de Assis: Tamires Nascimento, Tiago Nascimento, Marli Wittitz, Samuel Bassani, José Henrique Wittitz e Paulo Fernandes.
A ministra da Eucaristia Tamires Nascimento, que também é mãe de alunos do Colégio, conta que a aproximação da Igreja com o Colégio é muito importante para ensinar desde cedo as crianças sobre o verdadeiro sentido da Páscoa, A Ressureição de Jesus Cristo. “Acho que a escola pode firmar essa parceria para realmente explicar tudo isso, porque muita gente não sabe e acaba percebendo com essas ações, então muitas pessoas terão um olhar diferente para esta Páscoa, pois a conversão começa desde pequeno: em casa e na escola.”, Comentou.
De acordo com a Coordenadora de Pastoralidade do Colégio, Beatriz Rocha de Moraes, a ação foi muito positiva, pois celebra cada vez mais a parceria do Colégio e de toda a comunidade escolar com a Paróquia São Francisco de Assis do Bairro Saguaçu. “O movimento da imposição de cinzas gera a reflexão sobre qual é a humanidade que vale a pena? O que a gente precisa mudar na nossa vida? O que eu preciso mudar pessoalmente? O que precisamos mudar enquanto comunidade, paróquia e sociedade para que possamos viver a experiência de vida nova presente na Páscoa? Esse foi um movimento muito bonito, e bonito dos dois lados: de acolhida da nossa comunidade enquanto colégio Católica e da disponibilidade dos ministros da nossa Paróquia. Inclusive alguns ministros são pais de alunos, então para nós, é um grande presente, são pessoas nossas, é a própria comunidade educativa abraçando a proposta do que é ser UBEC e a quaresma em si.”, explicou.
Confira a galeria de fotos.