Ser pai é deixar um legado de amor.
Ser pai é deixar um legado de amor. Seria possível explicar a importância desta missão divina em palavras? No dicionário da vida, a paternidade é uma dádiva que vai além de uma relação biológica entre pai e filho.
Não dá para comparar com um trabalho ou tarefa, afinal, ultrapassa os desafios tradicionais de qualquer cargo ou profissão, trazendo responsabilidades, direitos e deveres que expandem o olhar humano.
Seriam eles educadores? Essa função é mais ampla do que a de um professor. Eles ensinam e preparam os filhos sem livros didáticos ou técnica pedagógica. A maior aula oferecida é a própria vida. Pais são exemplos. São espelho, já que os filhos aprendem mais observando do que ouvindo. Cada dia deixa uma lição para os dois lados. No fim, percebemos que pais também são eternos aprendizes.
Então os pais são protetores? Mais do que cuidar e zelar, eles têm a missão de ser a base firme da família. São guardiões, mas também são instrutores. Mostram que o respeito é uma relação construída com disciplina, mas também com amor. Ensinam com um “não” na hora certa. Educam com um abraço apertado e um sorriso.
Seja biológica ou adotiva, a paternidade envolve um papel social e emocional significativo na vida do filho e na do pai. A paternidade é uma escolha certa e diária que não traz arrependimento.
Neste dia tão especial, celebre a vida de cada ser que recebeu do próprio Pai a responsabilidade divina de cuidar, proteger e amar. Recorde também a memória daqueles que, como São José — pai adotivo de Jesus —, seguiram fielmente os passos de Deus e deixaram um legado de fé, dedicação e amor na Terra.
Feliz Dia dos Pais!