Perguntas Frequentes

UBEC e a Educação Católica

Fundada em 1972, a União Brasileira de Educação Católica (UBEC) – constituída como associação civil, confessional, de direito privado, sem fins econômicos, de caráter educacional, assistencial, cultural e filantrópico. As entidades instituidoras da UBEC são:

  • Inspetoria Madre Mazzarello – Instituição Canônica do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (Salesianas);
  • Inspetoria São João Bosco – Instituição Canônica da Sociedade São Francisco de Sales (Salesianos de Dom Bosco);
  • Sociedade Porvir Científico – Província La Salle Brasil-Chile;
  • União Brasileira de Educação e Ensino (UBEE) – Província Marista Brasil Centro Norte;
  • Associação dos Padres e Religiosos Estigmatinos de Assistência e Instrução Popular (Aspla) – Estigmatinos;
  • Instituto Católico de Minas Gerais (ICMG) – Diocese de Itabira Coronel Fabriciano.

O Grupo UBEC é formado pela união das Unidades de Missão – composto pelas instituições de Educação Básica e Ensino Superior – e o Escritório Central.

EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Colégio Católica Brasília
  • Colégio Católica Curitiba
  • Colégio Católica Machado de Assis
  • Colégio Católica Padre de Man
  • Colégio Católica Timóteo


ENSINO SUPERIOR

  • Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste)
  • Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica)
  • Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR)

 

ESCRITÓRIO CENTRAL

O ensino confessional católico é aquele ministrado e administrado por igrejas ou confissões religiosas. No caso dos colégios do Grupo UBEC, o ensino baseia-se em princípios e valores humanos, éticos e cristãos, que norteiam todo o trabalho educativo. Sua perspectiva é a de um ensino contemporâneo, aberto ao diálogo e à alteridade.

Não. As instituições de ensino católicas atuam há centenas de anos no país e, entre seus alunos, professores e gestores estão pessoas de todas as religiões. Temos como valores importantes o respeito à diversidade de crenças e ao diálogo interreligioso.

Conforme prevê o art. 33 da Lei nº 9.394/1996, o ensino religioso é oferecido de maneira facultativa.

Em nossos colégios, essa aula não tem por finalidade converter os estudantes a uma religião, mas apresentar o acontecimento religioso de forma ampla, ancorado na cultura, no diálogo, na convivência e no respeito às diferentes tradições e opções religiosas.

Não. O colégio não interfere em opções religiosas ou familiares, como a opção de catequizar-se.

A catequese é uma instrução religiosa – desligada, portanto, da educação formal – que tem como objetivo preparar as crianças para o sacramento da primeira eucaristia.

A escola poderá ofertar a catequese em parceria com uma paróquia, contudo é a família que faz a opção.

Não. Em nossos colégios não há a oferta de catequese. Neste caso, indicamos que as famílias procurem a Paróquia da qual participam.

Na educação católica são praticados valores e princípios cristãos como o respeito, a solidariedade e o amor ao próximo. Um momento de oração pode ser oferecido pela instituição, mas ele não é obrigatório – isto é algo definido pela Constituição Federal em seu Artigo 5º, VI. 

Todas as garantias. O colégio não tem como objetivo converter pessoas ao catolicismo. Sua missão fundamental é educar e colaborar com a construção do projeto de vida dos estudantes. A proposta pedagógica mantém e assegura a inclusão de todas as culturas, etnias e religiões – isto, aliás, é garantido constitucionalmente.

Bolsas e Descontos

Sim. Oferecemos a Bolsa Social de Estudo e o Desconto Mérito (Veteranos e Calouros).

A Bolsa Social de Estudo é um benefício estudantil concedido da Educação Infantil ao Ensino Médio, em percentual de 50% ou 100% de acordo com a análise socioeconômica do grupo familiar.

O Desconto Mérito Veteranos é um benefício concedido a estudantes do 2º Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Já o Desconto Mérito Calouros é para quem vai ingressar no Colégio do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio. A seleção é feita por meio de uma prova. Os descontos variam de 30% a 100% conforme o desempenho do candidato.

Uniforme Escolar

O uniforme tem por objetivo a identificação e segurança dos estudantes. Seu uso é obrigatório enquanto o estudante estiver dentro do espaço escolar, como nos horários de aulas, atividades pedagógicas, esportivas, culturais, dentre outros. Todas as peças devem ser mantidas, rigorosamente, em seu padrão original.

Em nosso colégio a utilização do tênis é obrigatória, pois é parte integrante do uniforme escolar. Recomendamos o uso deste calçado para a proteção da criança e como forma de prevenção de lesões e acidentes na infância, pois o mesmo oferece uma estabilidade maior, quando comparada a chinelos e outros calçados.

Período de Adaptação

Geralmente, ocorre nas duas primeiras semanas.

No Maternal II ao Jardim II, quando a criança é introduzida ao ambiente escolar pela primeira vez, há flexibilização dos horários nos primeiros dias.

Os pais acompanham as crianças até a sala, porém não permanecem. Nossa equipe atuará para promover o entretenimento da criança e integração aos demais colegas.

Em caso de necessidade, comunicaremos aos pais para buscarem a criança antecipadamente.

A participação dos pais nesse período é muito importante para a adaptação da criança. Sugerimos algumas ações:

– Conversar e explicar sobre o colégio

– Apresentar a escola antecipadamente à criança para que ela conheça o espaço físico, professores e equipe.

– Estimular a permanência da criança reafirmando que é um local atrativo e que é importante ela ficar para aprender coisas novas e fazer novas amizades.

Ressaltamos a importância de que o responsável não demonstre insegurança e não resista em deixar a criança mesmo que ela chore, pois ela se adaptará.

Família e Colégio

Os principais meios de comunicação com os pais são: agenda escolar, contato telefônico, e-mail e/ou em contato direto com a Coordenadora Pedagógica e/ou Orientadora Educacional.

Caso haja necessidade, poderão ser agendados horários individuais com a professora e a equipe pedagógica.

Sim. A equipe pedagógica e professores realizam uma reunião de pais no início do ano letivo e ao final de cada trimestre letivo. Todas as orientações necessárias são dadas nestes encontros.

Na primeira semana, que é a de adaptação, a família levará a criança até à sala de aula. Após o período inicial, a criança poderá ser conduzida até o portão de acesso do hall da Educação Infantil.

Para recepcionar os estudantes, nossos assistentes acompanham e monitoram as crianças às respectivas turmas.

Ao final do turno, os responsáveis são liberados para buscarem os estudantes em sala de aula. Os estudantes aguardam os responsáveis na companhia da professora regente e/ou assistente de sala.

Proposta Pedagógica

Sim, existe legislação específica que regula a Educação Infantil. A Base Nacional Comum (BNCC) orienta quais habilidades e competências devem ser desenvolvidas na Educação Infantil. Seguimos todas as diretrizes para o planejamento do ensino.

Todas as atividades propostas são realizadas com especificidades de cada faixa etária, de modo que todas as crianças possam realizá-las. Assim, respeitamos a individualidade e evolução de cada criança.

Sim. Em cada turma há uma assistente de sala, que trabalha em parceria com a professora.

Todo o acompanhamento é feito diariamente, por meio da observação diária das crianças, seja na realização das atividades, seja em momentos lúdicos, dentre outros. A professora faz os registros da evolução da criança. Isso de acordo com cada atividade, que tem objetivos específicos de desenvolvimento.

Ter completado 2 anos até 31 de março – Infantil 2

Ter completado 3 anos até 31 de março – Infantil 3

Ter completado 4 anos até 31 de março – Infantil 4

Ter completado 5 anos até 31 de março – Infantil 5

Arte, Ciências da Natureza, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Música, Produção de Texto e Projeto de Vida.

No 1º ano a avaliação dos estudantes é realizada por meio de observação diária e prova multidisciplinar escrita. O desenvolvimento dos estudantes é apresentado aos pais por meio de relatório descritivo, ao final de cada bimestre.

Do 2º ao 5º ano os estudantes são avaliados por meio de atividades como, Atividade Diversificada, Avaliação Multidisciplinar e Avaliação Específica. Elas acontecem trimestralmente, e as famílias são informadas a respeito do rendimento do estudante por meio de boletim escolar entregue em reunião ao final de cada trimestre.

A média exigida pode variar entre 60% e 70%, de acordo com o Colégio. Quando o estudante não atinge a média, fica em reavaliação, ofertada no contraturno escolar.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, cabe ao componente de Língua Portuguesa proporcionar aos estudantes experiências que contribuam para a ampliação dos letramentos, de forma a possibilitar a participação significativa e crítica nas diversas práticas e sociais permeadas pela oralidade, pela escrita e por outras linguagens.

É, portanto, pautada nas possibilidades de os estudantes participarem de práticas de linguagem diversificadas, permitindo a ampliação de suas capacidades linguísticas. Temos aulas de Língua Portuguesa diárias, que envolvem o trabalho com a escrita, a leitura, a interpretação e a escrita.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, o Ensino Fundamental deve ter compromisso com o desenvolvimento do letramento matemático, definido como as competências e as habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente de fodo a favorecer a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceito, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas.

 

A Matemática é abordada da maneira prática e real para depois, o desenvolvimento do pensamento abstrato. Utilizamos situações, problemas, jogos, brincadeiras, atividades culinárias, exploração de tempos, de espaços e as inúmeras possibilidades do conhecimento matemático na realidade e na prática de nossos estudantes.

Os estudantes são incentivados constantemente, pelos professores, a realizarem diversos tipos de leitura. Oferecemos horário de biblioteca semanal para troca e retirada de livros e diversos projetos que incentivam a leitura, como o Passaporte da Leitura, Evento Literário, Projeto de Literatura, dentre outros. A partir de 2023, os estudantes também contarão com a plataforma digital de leitura “Árvore de Livros”, que apresenta mais 20 mil títulos, categorizados por tema e faixa etária, além de mais 6 mil títulos em língua inglesa.

A partir do Infantil 2 as crianças têm aulas de língua Inglesa, com duração de 50 minutos, 4 vezes por semana. São ministradas com foco na ludicidade, na musicalização e na aquisição de pronúncia, por meio de vídeos, músicas, brincadeiras e material pedagógico específico.

Cotidiano

De acordo com a idade de cada uma, trabalhamos a autonomia no momento de higiene pessoal. A assistente de sala e a professora auxiliam os estudantes.

Ao montar a mochila do filho (a) verifique primeiramente a lista de objetos de uso individual da lista de material informada no ato da matrícula. Além disso, sugerimos lenço umedecido, copo ou garrafinha, toalha para lanche e semelhantes.

Não há uma proibição quanto ao uso. Ressaltamos que nosso trabalho envolve criação de autonomia na criança, como por exemplo, optar pelo uso de copo/garrafinha.

Atuamos em parceria com a família, conforme a criança apresente indícios de incômodo com o uso da fralda. Na ocasião começamos a incentivar a utilização do banheiro. Contudo, sempre solicitamos que sejam enviadas roupas reservas e fraldas sobressalentes para o caso de necessidade.

A mordida acontece quando a criança quer expressar emoções, mas não consegue se comunicar adequadamente. Quando ocorrem situações assim escolhemos o caminho do diálogo sobre a atitude, para instruir e explicar que morder não é uma atitude aceitável. Realizamos ainda uma investigação sobre os motivos que levaram a criança a tal ato, a fim de evitá-los.

Matutino: 7h10 às 12h30

Vespertino: 13h10 às 18h30

Sim, o intervalo dos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 é acompanhado por assistentes da Orientação Educacional e monitores disciplinares.

Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental 1, o estudante é encaminhado à Orientação Educacional / Coordenação Pedagógica, onde o atraso é registrado. Em seguida, o estudante é encaminhado à sala para as demais aulas.

Estrutura

Cada colégio tem a sua infraestrutura pensada nas especificidades da região. Nem todas as salas de aula possuem ar-condicionado. Lembre-se de verificar junto à equipe de educadores, na visitação dos pais.

Disponibilizamos uma professora regente por turma e uma assistente de sala. Temos ainda professores especialistas para cada disciplina específica.

De acordo com a capacidade das salas e da faixa etária das crianças é definido a quantidade máxima de alunos por sala.

Nosso programa de alunos por turma para a Educação Infantil segue abaixo:

  • Maternal II: máximo de 15 alunos
  • Maternal III: máximo de 20 alunos
  • Jardim I: máximo de 24 alunos
  • Jardim II: máximo de 26 alunos

 

No Ensino Fundamental – Anos Iniciais são:

  • 1º ano – máximo de 27 alunos
  • 2º ano e 3º ano – máximo de 30 alunos
  • 4º ano e 5º ano – máximo de 35 alunos

Não temos o profissional de fonoaudiologia presente no colégio. Contudo, se for identificada a necessidade de acompanhamento fonoaudiológico para alguma criança, os responsáveis serão contatados pela equipe pedagógica, para melhor evolução do estudante.

Esportes

Realizamos atividades esportivas para trabalharmos aspectos do corpo, movimentos e gestos das crianças.

Sim, são obrigatórias, pois fazem parte do Currículo Nacional.

O atestado médico é solicitado apenas quando o estudante apresenta alguma restrição, limitação ou condição física que impeça a realização da atividade física ou que possa prejudicar suas condições gerais de saúde.

Esta disciplina é curricular como as demais, portanto o não alcance da pontuação mínima exigida, além da frequência abaixo de 75% do total das aulas são fatores de reprovação.

Não, pois Educação Física faz parte da grade curricular e é obrigatória. Já o esporte, é ofertado no contraturno, como atividade extracurricular, não podendo ser validado no lugar da Educação Física.

A partir do Infantil 2 oferecemos atividades extracurriculares esportivas no horário contrário ao que estudante está matriculado. Os pais poderão escolher as modalidades, podendo incluir mais de uma opção.

O custo das atividades esportivas extracurriculares não está incluso no valor da mensalidade. São valores à parte e é opcional para cada família a participação. Informações sobre o pagamento, página de inscrição, etc.

O contato acontece por meio da agenda escolar, contato telefônico, e-mail ou em contato direto com a Coordenadora Pedagógica e/ou Orientadora Educacional. E, ainda, nas reuniões coletivas e individuais (que podem ser agendadas pela professora ou pela família).

Pastoralidade

A Pastoralidade é responsável pelo desenvolvimento da identidade UBEC, garantindo a vivência dos valores e princípios fundantes do Grupo, com acompanhamento das ações pedagógicas, iniciativas de formação humana, cultura da solidariedade e cultivo da espiritualidade.

A Pastoralidade é engajada em diversos temas importantes, tais como: cantata de Páscoa, grupo de Jovens, momentos formativos com as turmas, campanhas de Solidariedade, projeto Antibullying e recreios animados.

Realizar o acompanhamento do Programa Propósito de Vida, que tem como centro do fazer pedagógico o desenvolvimento do Projeto Pessoal de Vida dos estudantes; acompanhar as Coordenações Pedagógicas nos atendimentos às famílias e aos estudantes; promover momentos de formação com as turmas, organizadas mensalmente, com temas relacionados aos valores da Instituição e, preservar a identidade católica do colégio, por meio de celebrações e eventos.