Institucional
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Assessoria de Imprensa

Pastoralidade

A pastoralidade está presente como preocupação e finalidade desde a sua fundação, na medida em que ela própria nasceu como decorrência e expressão do ardor apostólico, testemunhado pelos seus fundadores, inspirados em Jesus Cristo e, posteriormente, pelos seus seguidores.

Fazer educação com base nos princípios cristãos e transformar vidas por meio da educação faz parte da identidade institucional do CECMG. O desenvolvimento da dimensão social requer uma educação voltada para a sensibilização do indivíduo aos problemas que atingem a sociedade, preparando-o para intervir através da sua participação na gestão desses problemas, assumindo uma posição crítica, cooperadora e respeitosa diante das diversas culturas e seus princípios e valores, ou seja, instrumentalizando-o para que possa provocar transformações que contribuam para um mundo melhor.

Destacam-se algumas características dos carismas dos fundadores, que se estendem na identidade da UBEC: educação de qualidade; cuidado com as crianças, os adolescentes e os jovens; prioridade para os vulneráveis; exemplaridade de Maria; formação para o trabalho; formação integral; educação evangelizadora; integração com a igreja local; presença pedagógica preventiva; formação cidadão inserção na comunidade regional.

Fazer educação com base nos princípios cristãos e transformar vidas por meio da educação faz parte da identidade institucional do CECMG. O desenvolvimento da dimensão social requer uma educação voltada para a sensibilização do indivíduo aos problemas que atingem a sociedade, preparando-o para intervir através da sua participação na gestão desses problemas, assumindo uma posição crítica, cooperadora e respeitosa diante das diversas culturas e seus princípios e valores, ou seja, instrumentalizando-o para que possa provocar transformações que contribuam para um mundo melhor.

Destacam-se algumas características dos carismas dos fundadores, que se estendem na identidade da UBEC: educação de qualidade; cuidado com as crianças, os adolescentes e os jovens; prioridade para os vulneráveis; exemplaridade de Maria; formação para o trabalho; formação integral; educação evangelizadora; integração com a igreja local; presença pedagógica preventiva; formação cidadão inserção na comunidade regional.