Jornada Pedagógica

Colégio Católica Brasília realiza Jornada do Conhecimento

Realizada pelos estudantes do Ensino Fundamental II e Médio, a mostra foi a primeira da unidade

No último sábado de outubro (28/10), o Colégio Católica Brasília realizou a primeira Jornada do Conhecimento da unidade.

O projeto de iniciação científica buscou estimular os alunos a pesquisarem e avaliarem as evidências de maneira crítica, oportunizando a aplicação dos conceitos e teorias aprendidos em sala de aula aos contextos do mundo real.

Para o Coordenador Geral Pedagógico, Prof. Fernando Figueiredo, ações práticas como essa tornam o aprendizado mais significativo e ajudam a consolidar o entendimento de conceitos complexos.

Os estudantes do Ensino Fundamental II apresentaram os produtos dos projetos interdisciplinares: o sexto ano mostrou a ressignificação de resíduos sólidos; o sétimo ano trouxe os tipos variados de energia; o oitavo ano explorou as nacionalidades e culturas internacionais e o nono ano trouxe trabalhou o empreendedorismo, por meio de startups e protótipos empresariais.

O Ensino Médio promoveu o letramento científico e a aproximação entre as quatro áreas do conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Foi possível conferir a produção de cosméticos, detalhamento do sistema respiratório, promoção da cultura de paz e cidadania global por meio da confecção de 1000 (mil) “tsurus” — origamis de pássaros — pedindo paz para a humanidade, os stands do segmento tiveram, ainda, as histórias de grandes cientistas brasileiros em forma de cordéis, apresentação de dança, banda marcial, entre outros.

Para a Coordenadora dos segmentos, Profa. Joelma Carneiro, foi gratificante o envolvimento dos alunos, a curiosidade pela experimentação, o empenho de todos os professores e familiares ao longo da construção dos projetos, de fato o evento foi grandioso.

A I Jornada do Conhecimento do Colégio Católica Brasília se consolidou como uma importante atividade para o desenvolvimento da cultura científica, tendo por foco o aprendizado contínuo, promovendo o pensamento crítico, a socialização solidária e inspirando o interesse pela ciência.  Em 2024 o evento terá sua segunda edição garantida no Calendário Escolar do Colégio, aguardem!

BRASÍLIA - OBA - BANNER MOBILE_1

Inscrições para OBA e MOBFOG