Site Colégio (8)

Estudante do Colégio Católica Brasília vence final dos 100 metros com barreira e se consagra campeã da categoria no Brasilerão Escolar de Atletismo

Pietra Campbell Simões disputou nas modalidades de salto em distância e 100 metros com barreiras, sua principal prova

A estudante e atleta Pietra Campbell Simões está representando o Distrito Federal no Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo 2023, e venceu hoje (22/03) a final dos 100 metros com barreira e se tornou a campeã da categoria. Agora, a expectativa é de ser convocada para o Mundial Escolar de Atletismo, que será realizado em junho, na Turquia.

Pietra tem o carinho, torcida e apoio de um grande amigo, o treinador e pai, Hebert Gustavo Simões. Professor do curso de Mestrado em Educação Física da Universidade Católica Brasília (UCB), Herbert estava eufórico com a conquista da filha. “É uma sensação difícil de descrever, de ver a filha que você cria, ama, educa e ao mesmo tempo é treinador. Vi ela crescendo como pessoa, como atleta, e agora vencendo mais um campeonato brasileiro. Eu fico alegre com todos, mas com os filhos é especial, uma alegria em dose dupla. Mas o sofrimento também é em dose dupla (risos). Fui barreirista a vida inteira, mas quando aguardo o tiro (início da prova) na arquibancada, minha frequência cardíaca sobe, fico até mais ansioso do que quando eu corria”, comenta.

Segundo Pietra, ter o pai como treinador é um privilégio. “Além de ter prática na área específica das barreiras, tem pós-doutorado na área de fisiologia do exercício e treinamento. Meus pais, Hebert Gustavo Simões e Carmen Silvia Grubert Campbell, também foram atletas, então sempre dão dicas e treinamentos que funcionaram para eles. Recebo um tratamento individualizado, além das observações aos detalhes do dia a dia, como horário de dormir e cuidar da alimentação”.

Herbert explica que a modalidade exige muita técnica e relembra que a esposa corria grávida, tanto de Pietra quanto do filho mais velho, Lucca Campbell Simões, que também é atleta de corrida com barreiras. “É uma das provas mais radicais do atletismo, eles correm em altíssima velocidade, passam muito perto da barreira, e uma batida no obstáculo pode ser grave, causando acidades. De vez em quando eu até penso: por que fui colocar meus filhos nisso né (risos). Mas eles cresceram vendo a gente, foram gostando, têm boa técnica e nunca levaram nenhum tombo em corrida com barreira. No final é recompensador, por ser treinador e pai de filhos vitoriosos. E compartilho com minha esposa, Carmem Campbell, que correu com eles na barriga. Então tem aspectos epigenéticos, não é só herança genética e cultural, mas também de epigenética”.

A epigenética é um campo de pesquisa que investiga como os estímulos ambientais podem ativar determinados genes e silenciar outros. Permite entender como a experiência é capaz de operar transformações profundas no organismo.

Brasileiro de Atletismo

De 20 a 23 de março, Brasília sedia o Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo. O evento reúne 324 estudantes-atletas, representantes dos 26 estados e do Distrito Federal, matriculados e com frequência comprovada no curso regular da educação básica, além de 54 técnicos, 27 dirigentes, 81 árbitros e 65 membros do comitê organizador.

O campeonato é realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), que disponibilizou a estrutura para as competições. O torneio serve de seletiva para o Mundial Escolar de Atletismo, que será realizado na Turquia, de 19 a 26 de junho de 2023.

BRASÍLIA - OBA - BANNER MOBILE_1

Inscrições para OBA e MOBFOG