A.png
A-.png
telatv_novembro_azul

Novembro Azul

Mês mundial de combate ao câncer de próstata 

O Colégio Católica de Brasília, muito consciente de seu papel em difundir conhecimento e boas práticas para a construção de uma sociedade igualitária, informada e empática, recebe o mês de novembro de braços abertos. Este é o mês em que todos nós vestimos o azul para conscientizar o público masculino sobre os cuidados e prevenção contra o câncer de próstata. Por ser um tipo de câncer muito recorrente, é fundamental se informar.

  • O que é próstata? 

É uma glândula do sistema reprodutor masculino que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Ela está localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

  • Sintomas 

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que acaba dificultando a cura. Nessa fase, os sintomas são dor óssea; dores ao urinar; presença de sangue na urina e/ou sêmen.

  • Prevenção e tratamento

O diagnóstico precoce é a única forma de garantir a cura do câncer de próstata. Homens a partir dos 45 anos que tenham fatores de risco ou a partir dos 50 anos se não apresentarem estes fatores devem procurar o urologista para conversarem sobre os exames PSA (antígeno prostático específico) e o toque retal, exame físico que permite avaliar possíveis alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Em média, 20% dos pacientes são diagnosticados apenas pela alteração da glândula notada através do exame de toque.

 

Fontes: 
Agência Brasil 
Sociedade Brasileira de Urologia

Notícias Recentes

Brasília_Católica Med+_Fase 1_1080x1080_Carrossel Feed_1

Católica Med+ te faz ir além

Inauguração da Agrovila

Colégio Católica Brasília inaugura Agrovila

BRASÍLIA - OBA - BANNER MOBILE_1

Inscrições para OBA e MOBFOG

Parceria CCB e Universidade de Coimbra

Colégio Católica Brasília promove Diálogos sobre Direitos Humanos

Falando nisso...

Please select listing to show.

Faça sua Pré-Matrícula

A.png
A-.png
Pular para o conteúdo