Setembro Amarelo: Estudantes do CECB promovem ação de prevenção ao suicídio

Foto: Comunicação CECB.

Os estudantes do Ensino Médio (1º, 2º e 3º série) do CECB estão promovendo uma ação em prol da Campanha Brasileira de Prevenção ao Suicídio, o Setembro Amarelo.

Nos intervalos das aulas, eles se reúnem na entrada principal da escola e distribuem abraços, levando um pouco de carinho e afeto aos estudantes que passam pelo local. Os encontros acontecem às segundas-feiras.

Durante a dinâmica, os alunos usam cartazes com as seguintes frases: “abraço amarelo” e “me abrace o tempo que for preciso”. E para criar um ambiente leve e divertido, alguns se fantasiam de personagens de filmes de animação.

A ação é uma iniciativa das orientadoras do Ensino Médio, Alizete Eleutério e Maria do Socorro, que deram início ao Grupo de Apoio no começo do ano, com o objetivo de tornar o ambiente escolar mais acolhedor e confortável para os estudantes que passam por conflitos.

Foto: comunicação CECB.

Por meio de troca de experiências, eles se ajudam e criam um elo de empatia para com o próximo. O intuito é valorizar a vida, agregar força e criar momentos de conversas sobre assuntos de várias naturezas, como: depressão, medo, culpa, ansiedade e humilhação.

Alizete Eleutério explica que o suicídio é sempre um acontecimento complexo.“Queremos que os estudantes entendam que não estão sozinhos e que existem formas de superar todos os dilemas da vida”, explica a orientadora.

Já a orientadora Maria do Socorro, relata que o ritmo acelerado da sociedade é um dos fatores que leva os jovens a vivenciar essas crises.“Esses jovens precisam de uma resposta imediata, por isso, é importante criar esses momentos de troca de experiências, de interação com o outro, onde haja fala e escuta. Momento de abraço, de contato físico e não pode ser só virtual”, ressalta a orientadora.

BRASÍLIA - OBA - BANNER MOBILE_1

Inscrições para OBA e MOBFOG