Institucional
Comunicação
Assessoria de Imprensa

Biblioteca

Biblioteca Católica Machado de Assis

O Colégio disponibiliza aos educandos, educadores e a toda comunidade um acervo com obras nas diversas áreas de conhecimento, permanentemente atualizados, oferecendo os serviços de consulta local ou empréstimos. 

Para o Colégio Católica Machado de Assis esse espaço é entendido como lugar de leitura, pesquisa e atividades culturais, de encanto e conhecimento.

Para enriquecer mais o processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo a investigação e a criatividade, vários títulos são cuidadosamente selecionados: 

  • Coleção de Entretenimento ou recreação – livros de autores clássicos e contemporâneos, em diversas modalidades literárias (conto, poesia, romance, crônicas, aventura, autoajuda etc), para diferentes faixas etárias.
  • Coleção de Informação – livros com temas variados (curiosidades, animais, natureza, religiões, dança, saúde, biografias, esporte, música entre outros). 
  • Coleção de Periódicos – compreende jornais e revistas de caráter informativo, bem como revistas especializadas para professores e vestibulandos.
  • Coleção de Referência  – enciclopédias, dicionários, bibliografias, guias, catálogos (impressos, em CD-ROM e on-line).

A consulta ao acervo bibliográfico e à coleção de periódicos pode ser feita  na Biblioteca ou pela Internet. 

A Biblioteca Católica Machado de Assis contribui como apoio nos objetivos educacionais da instituição, com propósito de prover conhecimento como uma extensão da sala de aula.

Têm um rico repertório literário e cultural nas mais diversas áreas do conhecimento. Esse acervo serve como fonte de informação, fornecendo as habilidades essenciais para o aprendizado, além de incentivar a imaginação, criatividade e senso crítico.

Oferece os serviços de consulta local, empréstimo domiciliar, orientação à pesquisa bibliográfica e consulta ao acervo. Possui um amplo espaço para leitura e aulas em grupo e estudo individual.

Periodicamente são realizadas atividades no espaço da biblioteca, como contação de histórias, oficinas, projetos de leitura e dinâmicas, com intuito de incentivar o hábito pela leitura.

MAIS INFORMAÇÕES

Bibliotecária Grasiela Jardim Pereira (CRB – 14/1481)

Telefone: (47) 3472.0653

E-mail: grasiela.pereira@c.colegio.catolica.edu.br

 

Bibliotecas On-line

Acesse as sugestões de Bibliotecas Virtuais do Brasil e do Mundo nos endereços abaixo:

Biblioteca Digital Mundial 

(https://www.wdl.org/pt/)

A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.


A Biblioteca Nacional Digital faz parte da Fundação Biblioteca Nacional

(https://bndigital.bn.br/)

A BNDigital disponibiliza apenas documentos em domínio público ou com autorização de publicação do titular do direito autoral, exceto músicas gravadas em discos de 78 rotações que só podem ser acessadas na íntegra no prédio sede da FBN.


Domínio Público

(www.dominiopublico.gov.br)

Site federal dos EUA que oferece informações sobre desenvolvimento de coleções digitais e controle da informação para o benefício da instrução, cultura e progresso. É a biblioteca digital da Secretária de Educação à distância do Ministério da Educação. Tem cerca de 14 mil títulos em seu acervo – dez mil em arquivos de texto e 4.000 em outras mídias. Oferece pesquisa por conteúdo ou autor, com livros para copiar.


Digital Library Federation – Federação Biblioteca Digital 

(https://www.diglib.org/)

É uma comunidade robusta e diversificada de profissionais que avançar a investigação, a aprendizagem, a justiça social e o bem público através do design criativo e aplicação inteligente de tecnologias de bibliotecas digitais.


Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro

(www.bibvirt.futuro.usp.br)

É um projeto que visa oferecer gratuitamente recursos educacionais úteis para estudantes e professores desde o ensino infantil até o universitário. Oferece obas separadas por gênero em ordem alfabética. Disponibiliza o material das aulas do “TELECURSO 2000”. 


Fundação Biblioteca Nacional

(www.bn.br
É a página eletrônica da Fundação biblioteca nacional, que tem mais de 2.000 itens digitalizados, entre mapas, fotos e obras literárias de domínio público. Há exposições virtuais. Tem referencias para pesquisas on-line. Por exemplo, indica site de bibliotecas de Universidades com dissertações e teses. Em seu acervo, possui obras eletrônicas, catálogo de partituras e mapas, entre outros.