Institucional
Comunicação
Assessoria de Imprensa

Pastoralidade

Enquanto União Brasileira de Educação Católica – UBEC – possuímos natureza cristã, caráter católico e finalidade educacional. Constituição que se materializa em nossa missão de promover educação integral e compromisso social com valores humanos e cristãos para servir à sociedade. Nesse sentido, a Pastoralidade colabora efetiva e afetivamente para a realização desta tarefa imprescindível. 

A Pastoralidade é o “fermento na massa”, é o grande diferencial que garante a unidade entre a identidade institucional e a missão desenvolvida. É serviço que cuida e elemento que faz crescer em todos e em todas as ações, a prática e valores vividos por Jesus de Nazaré. Para o Grupo UBEC, tal imperativo, se apresenta por meio do substantivo Pastoralidade, “com a intenção de ir além da ideia de pastoral como setor que apenas realiza eventos religiosos para os católicos”, mas que qualifica um jeito de ser 

À vista disso, nos comprometemos com uma educação-evangelizadora construída com base no Humanismo Solidário, na Espiritualidade, na Ecologia Integral, na Gestão Compartilhada, na Ética e na Inovação. Por meio da Pastoralidade, garantimos a construção de uma comunidade acadêmica responsável por toda a ação educativo-pastoral, uma inserção com significado para a comunidade local, a excelência e qualidade em nossas ações e relações, a formação para o protagonismo, o diálogo intercultural e com o diferente e a predileção pelos mais vulneráveis.  

A proposta da Pastoralidade corrobora com o desenvolvimento das competências gerais previstas na Base Nacional Comum Curricular e com a consolidação das finalidades educativas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na medida em que estimula aspectos como: o cuidado com a vida, a empatia, o diálogo, o agir com responsabilidade, a tomada de decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários, o pensamento reflexivo, o fomento das pesquisas, a formação de profissionais participantes no desenvolvimento da sociedade brasileira, o conhecimento dos problemas do mundo presente e outros.  

A Pastoralidade é um elemento central que define nossa identidade e missão e perpassa os eixos estruturante, personalizante e comunitário. Numa Escola em Pastoral, a educação é vista como um processo de humanização, transformação e integração. É uma abordagem reflexiva e constante, que acontece ao longo do tempo e permeia todos os aspectos da vida da comunidade educativa. 

Desta forma, a Pastoralidade é a essência que guia a missão da nossa instituição. Se baseia em valores humanos e cristãos, promove o cuidado, a acolhida, o serviço à sociedade e a formação integral dos alunos. É uma abordagem que abraça a diversidade e busca constantemente a melhoria e o crescimento, refletindo a visão de uma nova humanidade mais fraterna e solidária. 

 

Atendimentos 

O Setor de Pastoralidade disponibiliza uma sala para acolhimento humanizado, um espaço de acompanhamento, na qual os estudantes são ouvidos, amparados e estimulados a encontrarem soluções pacíficas para os desafios e conflitos cotidianos. 

 

Catequese – Iniciação à Vida Cristã 

Em comunhão com a Diocese e em parceria com a Paróquia São Francisco de Assis (Saguaçu), colaboramos com o processo de Iniciação à Vida Cristã das nossas crianças e adolescentes.  

Temos turmas de Eucaristia a partir dos 9 anos de idade nos seguintes horários: 

  • 4ª Feira – das 9h às 10h30min; 
  • 4ª Feira – das 14h às 15h30min; 
  • 5ª Feira – das 9h às 10h30min; 

As crianças que fazem Catequese nesses horários podem permanecer no colégio para as aulas no período oposto ou até o final do período. Desta forma, após a catequese, realizam o lanche, participam do coral, almoçam e descansam junto ao Turno Integral até o horário de início ou término das aulas. 

Além disso, o nosso colégio é disponibilizado para os encontros de Crisma da paróquia (a partir dos 13 anos), nos seguintes horários: 

  • 3ª Feira – das 19h às 20h20min; 
  • Sábado – das 9h às 10h30min; 

As inscrições acontecem de fevereiro a março via formulário online ou na Secretaria da Paróquia São Francisco de Assis. A taxa é de R$100,00 (incluindo a camiseta, o Manual e demais símbolos que receberão ao longo da caminhada). Os documentos necessários são: 

  • 1 cópia do Comprovante de residência; 
  • 1 cópia do Documento pessoal do catequizando (Certidão de Nascimento ou RG); 
  • 1 cópia da Certidão ou Lembrança do Batismo (se batizado); 

 

Coral – Pastoral das Infâncias 

Ofertamos o coral para aqueles que desejam cantar na Missa e em apresentações da Pastoralidade.  

  • Público-alvo: crianças de 9 a 12 anos (até o 6º ano); 
  • Custo: Gratuito; 
  • 4ª Feira – das 11h às 12h; 
  • 4ª Feira – das 16h às 17h; 

A inscrição pode ser realizada via formulário online disponibilizado no início do ano ou via ClassApp da Pastoralidade. 

 

Pastoral do Teatro – Pastoral Juvenil 

A Pastoral do Teatro é uma proposta de iniciação à Pastoral Juvenil, espaço de socialização que busca promover o protagonismo, o diálogo, a responsabilidade, o autoconhecimento, o aumento da autoestima, bem como o senso de pertença à comunidade educativa e o espírito de doação para fazer o bem à comunidade por meio do talento pessoal. A Companhia de Teatro Católica Machado de Assis criará espetáculos a serem apresentados interna e externamente (de modo especial, em realidades de vulnerabilidade).  

  • Público-alvo: Adolescentes de 5º a 8º ano; 
  • Custo: Gratuito; 
  • 5ª Feira – das 14h às 16h30; 
  • 5ª Feira – das 18h40 às 20h; 

A inscrição pode ser realizada via formulário online disponibilizado no início do ano ou via ClassApp da Pastoralidade. 

 

Voluntariado – Pastoral Juvenil 

O voluntariado busca estimular a cultura da solidariedade com caráter pedagógico, a fim de potencializar a função da escola e melhorar a qualidade de vida da comunidade, além de fortalecer a formação do aluno. As reuniões são espaços de integração, reflexão, partilha, planejamento e convívio entre os adolescentes. As visitas às realidades vulneráveis e instituições sociais favorecem o contato do adolescente com contextos diferentes, despertam ao exercício da empatia, da solidariedade e da ação social comprometida com causas concretas.  

  • Público-alvo: jovens a partir do 9º ano; 
  • Custo: Gratuito; 
  • 5ª Feira – das 14h às 16h. 

A inscrição pode ser realizada via formulário online disponibilizado no início do ano ou via ClassApp da Pastoralidade. 

 

Infância Missionária – Pastoral das Infâncias (Início em 2024) 

A Pastoral das Infâncias é a nossa forma de caminhar junto às crianças, compreendendo a diversidade das infâncias, respondendo como presença significativa. É um espaço no qual a criança pode compartilhar experiências, desenvolver a capacidade crítica, amadurecer na fé, socializar, assumir responsabilidade, ser protagonista e despertar para a vivência de valores humanos e cristãos.  

A Infância Missionária tem a finalidade de suscitar o espírito missionário universal nas crianças, desenvolvendo valores éticos e cristãos, além do protagonismo na solidariedade e na evangelização e, por meio delas, em todo o mundo: “Crianças ajudam e evangelizam crianças”.  

  • Público-alvo: Crianças de 5 a 8 anos (do Infantil 5 ao 2º ano do Fundamental I 
  • Custo: Gratuito 
  • Dia: 3ª feira 
  • Horários e turmas:  
  • Das 8h às 9h (Infantil 5 e 1º ano)  
  • Das 9h30 às 10h30 (2º ano)  
  • Das 14h às 15h (Infantil 5 e 1º ano)  
  • Das 15h30 às 16h30 (2º ano)  

 

A inscrição poderá ser realizada via formulário online disponibilizado no início do ano ou via ClassApp da Pastoralidade (A partir de 2024). 

 

Currículo Evangelizador 

Implementação de currículo evangelizador do Grupo UBEC, à luz da pessoa e proposta de Jesus e do magistério da Igreja, estruturado a partir de macro competências para a Educação Básica e Ensino Superior, que iluminem e direcionem o agir pedagógico-pastoral das Unidades de Missão, assim como integrem os valores humanos, éticos e cristãos a fim de exalar o bálsamo de ser UBEC.  

Iniciativa contempla ainda a continuidade do desenvolvimento das ações do Programa Propósito de Vida e da implementação de orientações institucionais para o Ensino Religioso nas Unidades de Educação Básica 

Os estudantes possuem uma disciplina específica na matriz curricular chamada Propósito de Vida, na qual realizam um trabalho de desenvolvimento das competências socioemocionais e valores, e são provocados a despertarem para um propósito de vida autêntico, a fim de consolidarem um projeto de vida. Além disso, todos os educadores cursam a Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, Protagonismo e Propósito de Vida com certificação pela Universidade Católica de Brasília. 

 

Semanas de Mobilização 

As Semanas de Mobilização são ações executadas durante uma semana, podendo se estender para um mês, que envolvem a divulgação de um tema, relacionado a uma data específica. O objetivo é trabalhar o assunto em questão, com a comunidade educativa e externa, em diferentes formas e canais: rodas de conversa, informativos, redes sociais, ativações, dentre outros. As Semanas de Mobilização são realizadas em todas as unidades do Grupo UBEC, sejam da Educação Básica ou do Ensino Superior. 

Janeiro – Campanha Janeiro Branco em prol da Saúde Mental 

Fevereiro – Campanha da Fraternidade 

Março – Mobilização Dia das Mulheres 

Abril – Páscoa e Semana de mobilização do Combate ao Bullying  

Maio – Mobilização do combate ao abuso e exploração sexual 

Junho – Mobilização – Dia do meio ambiente 

Agosto – Aniversário de Fundação da UBEC 

Setembro – Campanha Setembro Amarelo 

Outubro – Campanha Outubro Rosa 

Novembro e dezembro – Mobilização Consciência Negra e Direitos Humanos 

 

Católica Solidária 

Iniciativa que almeja favorecer a articulação de ações em rede, assim como pautas locais voltadas para a prática da solidariedade. Contribui com a cultura de solidariedade junto a estudantes, educadores e comunidades em geral. Ao longo do ano, a comunidade educativa é convidada a participar de Campanhas Solidárias em prol de pessoas e realidades vulneráveis.  

Páscoa Solidária – arrecadação de caixas de bombom 

Campanha agasalhar – arrecadação de roupas de inverno 

Etapa Solidária das Olimpíadas – arrecadação de alimentos 

Natal Solidário – arrecadação de brinquedos novos para presente 

Além disso, cada turma assume uma causa concreta para aprofundar e construir uma ação em consonância com a agenda ODS e ESG. 

 

Esperançar 

O projeto Esperançar é uma iniciativa que oferta, gratuitamente, cursos livres de extensão universitária com emissão de certificado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). A formação ocorre na modalidade de Ensino a Distância de forma autoinstrucional, isso permite ao estudante praticidade na escolha de como e onde estudar. 

Os cursos são destinados a todas as pessoas que desejam atualização e formação continuada, e permitem ampliar os conhecimentos em temas atuais, relacionados com a missão do Grupo UBEC, com o Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS | Agenda 2030. Pautas relevantes para os diversos contextos da contemporaneidade. 

Basta acessar o link a seguir e se inscrever em quantos cursos desejar: 

https://esperancar.catolica.edu.br/